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Como otimizar o engajamento em sua página no Facebook


Por toda a parte, os blogs, sites e veículos que abordam e-commerce destacam a importância de manter presença regular nas redes sociais

E não é à toa, pois elas remodelaram drasticamente a maneira com que as pessoas concebem o simples ato de se comunicar.

Considerando que um número maior de usuários representa uma quantidade maior de pessoas falando sobre o seu produto/serviço e, consequentemente, consumindo ele, está mais que na hora de despender um cuidado especial à página da sua empresa nas tão faladas social networks.

Detalhe, quando falo em rede social aqui, estou me referindo exclusivamente ao Facebook. Nada contra o Twitter ou o Linkedin.

É lógico que eles também são importantes, para os mais diversos fins. Entretanto, atualmente, o Facebook é a rede social que permite um grau de interação diferenciado e possui disparado o maior número de usuários, sendo o Brasil o segundo país que mais acessa à rede, que foi criada pelo norte-americano Mark Zuckerberg.

Ok, ok, dito isso, vamos ao que realmente interessa: o que pode ser feito para otimizar o engajamento de fãs na sua página do Facebook?

Bem, você já deve ter notado que, da mesma forma que o Google, o Facebook utiliza um algoritmo para filtrar o conteúdo que chega a cada um de usuários. Isso faz com que você não receba tantas atualizações daquele contato que adicionou no site há dois anos, por exemplo, mas que cada uma das fotos do aniversário da sua melhor amiga apareça a você logo após ela ter postado.

Logo, à medida que mais pessoas acessarem regularmente e interagirem com a sua página, aumentam as chances de que os conteúdos que você posta apareçam para as elas.

Sabendo disso, você deve ter percebido que as atualizações da sua empresa devem chegar a poucos seguidores, e a um número ainda menor de curtidas/comentários/compartilhamentos.

Pode parecer preocupante, mas aqui não há espaço para desespero. Com base nesses dados, é possível atentar para alguns pontos, visando otimizar o engajamento de suas campanhas via Facebook. Vamos a eles:

Interatividade

Os famosos “call-to-action” (ou chamado para agir) funcionam incrivelmente bem no Facebook. Uma ideia simples e eficaz de fazer isso é incitando seus usuários a comentarem/curtirem/compartilharem o que você acabou de postar, como “gostou da notícia abaixo? Clique em curtir. Não gostou? Comente”.

Vantagens

Todas as pessoas gostam de ganhar, ou, ao menos, concorrer a prêmios, descontos e itens exclusivos. Logo, as pessoas curtem mais, compartilham mais e comentam mais quando isso “vale” uma chance em algum tipo de sorteio ou promoção.

Timing

Embora muitas grandes empresas assumam publicamente que postam no Facebook exatamente a mesma quantidade vezes por semana, precisamente nos mesmos dias e horários, você deve evitar esse erro a todo custo. Isso porque seus fãs não são 100% iguais e não possuem hábitos idênticos.

Além disso, como já explicamos previamente, o algoritmo do Facebook faz com que seu conteúdo não chegue a boa parte de seus seguidores.

Dessa maneira, postar entre duas a três vezes por dia, em intervalos de, no mínimo, três horas, é uma excelente estratégia para atingir os diferentes nichos dentro de seus seguidores.

Fotos, vídeos e links

Pesquisas comprovam que fotos são a melhor foram de postar conteúdo no Facebook, à frente de vídeos, links e posts em texto.

Isso, é claro, para quem busca mais visibilidade. Mas por quê? Existem vários motivos para isso: clicando na foto o usuário não é redirecionado para outra página, em virtude do tamanho, fotos possuem mais chances de serem vistas em comparação com textos e links, fotos não requerem nenhum tipo de ação social para serem visualizadas etc.

Ou seja, abuse das fotos!

Se comunique no lugar certo

Com a nossa ancestral vontade de se comunicar e formar grupos, junto com a facilidade de aproximar as pessoas que a internet possui, a internet se transformou em um palco de diversas redes sociais.

É possível encontrar tanto redes completamente populares e heterogêneas, como também sites “nichados”, voltados para a interação de um grupo bem específico. As redes sociais são uma realidade, e quem tem ou deseja abrir uma loja virtual não pode fugir delas.

Assim como uma pessoa física, um e-commerce possui características e públicos que se encaixam em determinadas redes sociais.

A lista é imensa, por isso, é importante escolher a rede social certa para a sua empresa. Dê uma olhada aqui as redes sociais que melhor se encaixam no seu negócio.

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