X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

Marketing Pessoal até nas redes sociais

Redes Sociais no Trabalho

É preciso muito cuidado na hora de publicar algo nas redes sociais, especialmente no horário de trabalho. Veja algumas dicas do consultor Mauricio Seriacopi no Jornal do Empreendedor.


Muito já foi dito sobre os benefícios do uso das redes sociais, e seus malefícios, especificamente quando feito de forma inadequada e irresponsável. No entanto, parece que algumas pessoas permanecem distantes da leitura ou simplesmente ignoram tais informações.

midias sociais

Cuidado com o uso das redes sociais no trabalho

Recentemente, flagrei o post de um colaborador, de posição estratégica em uma grande instituição em que presto serviços de consultoria, dizendo: “Que reunião chata, acaba logo”, ou seja, exatamente no momento em que participava da mesma.

Engana-se quem acredita em estar isento de observação e avaliação de sua exposição por já estar inserido no mercado de trabalho. A “investigação” ocorre antes, durante e até mesmo após o contrato de trabalho.

Com maior frequência, no entanto, ela acontecesse na busca do profissional e antes da sua contratação. O perfil encontrado numa rede profissional, como é o caso do Linkedin, também é “investigado” em uma rede pessoal, exemplos de Facebook e Twiter, os mais habituais.

Por muitas vezes descobre-se, através desta pesquisa, um posicionamento contraditório, com declarações do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Deve-se ter muito cuidado e evitar postagens que possam evidenciar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manifestações de ódio pelas segundas-feiras, de alívio e prazer pelas sextas, referências negativas ao antigo ou atual local de trabalho e às pessoas com quem convive diariamente.

Torna-se cada vez mais fundamental, o cuidado com a imagem. Um eficiente marketing pessoal começa pela coerência na postura e nas atitudes que façam relembrar Pompéia, a mulher de César, cujo comportamento propiciou ao imperador, segundo o historiador Suetônio, cunhar a frase “não basta ser honesta, é preciso parecer”.

Problema de alto nível (quando alguém precisa decidir entre duas ou mais excelentes opçõessó conquista quem faz das próprias atitudes suas maiores porta-vozes.

Este texto é uma colaboração do palestrante  consultor de Gestão Maurício Seriacopi.

 

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo