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10 dicas para relaxar seu cérebro enquanto trabalha

Você não precisa procrastinar para relaxar o cérebro no trabalho.

Você não precisa procrastinar para relaxar o cérebro no trabalho. Confira 10 dicas, no Jornal do Empreendedor.


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Nem sempre é preciso procrastinar para deixar seu cérebro relaxado durante um dia estressante de trabalho.

Você não precisa procrastinar para relaxar o cérebro no trabalho.

Você não precisa procrastinar para relaxar o cérebro no trabalho.

Portanto, não espere encontrar neste artigo uma lista de joguinhos de graça, perdidos pela Internet. Muito menos uma lista de exercícios de Tai chi chuan para fazer no escritório. Não.

Estas são dicas simples, publicadas por Geil Browning na Inc.com, e que tem feito o maior sucesso lá fora, nesta semana. E o melhor de tudo é que são completamente aplicáveis, dependendo apenas de sua boa vontade (ou a de seu patrão).

Vamos às dicas:

1 – Compre uma boa cadeira

A empresa Móveis Verticais Focal têm uma nova combinação de cadeira e mesa no mercado. Inventada por Martin Keen, famoso (nos EUA) pelos sapatos Keen, a cadeira usa uma posição entre sentado e em pé, e permite muitos movimentos enquanto você trabalha. Ela também ajuda o usuário a permanecer atento. Busque algo de qualidade, confortável.

2 – Não seja um “multi-tarefas”

John Medina, autor de “Regras do Cérebro”, afirma que nós não somos aptos às multitarefas. No máximo, nosso cérebro alterna entre as funções muito rápido. Alguém que é obrigado a trocar de tarefa no meio de outra não só demora 50% mais tempo para terminar, como tem 50% mais chances de cometer erros. Um estudo do New England Journal of Medicine descobriu que as pessoas que falam ao celular enquanto estão dirigindo são quatro vezes mais propensas a sofrer um acidente, o que explica a proibição da prática. Portanto, concentre-se em uma tarefa de cada vez, e você vai realizar cada uma melhor e mais rápido – e sem matar ninguém.

3 – Use todos os seus sentidos.

O trabalho é mais interessante para o seu cérebro quando você se envolver com muitos de seus sentidos. Use papel colorido e canetas. Experimente borrifar aromas com hortelã-pimenta, limão, canela, mas bem suaves, pelo escritório. Tente trabalhar com música de fundo.

4 – Não tome muitas decisões em um só dia

Parece improvável, mas se você ir às compras no período da manhã, pensar se que ou não comer um cookie no almoço em seguida e, finalmente, tentar decidir entre duas ofertas de trabalho, naquela tarde, você pode escolher o emprego errado porque não comeu o biscoito , de acordo com a Scientific American. Fazer escolhas esgota suas reservas de função executiva, ou “o sistema mental envolvido em pensamento abstrato, planejamento, e em focar em uma coisa em vez de outra“. Isso pode afetar decisões que você faz depois.

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5 – Faça uma pausa rápida a cada 20 minutos

Um estudo publicado na revista científica Cognition revela que as pessoas mantém muito mais seu foco ou “vigilância” quando seus cérebros ganham algo a mais para pensar entre intervalos de 20 minutos. Trata-se do momento em que “pensar” se torna menos eficiente. Esse truque é chamado de desativação momentânea. Se a sua mente não é tão acentuada, após um longo período de trabalho, pode ficar completamente desgastada. Você só precisa se concentrar em outra coisa para atualizar a rede neural específica que você está usando.

6 – Trabalhe com seus próprios ritmos circadianos.

De acordo com a Wikipedia, ritmo circadiano, ou ciclo circadiano, designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. Você costuma ficar cansado todas as tardes, ou isso é mais forte de manhã? Não agende uma reunião importante em um momento em que você vai estar operando em um ritmo sonolento. E não perca seu período de pico, quando está cheio de energia, em uma consulta médica.

7 – Relaxe por 10 minutos a cada 90 minutos.

Quando você está acordado, seus ciclos cerebrais alternam de alto estado de alerta (ondas beta), para baixo estado de alerta (ondas alfa) a cada 90 minutos. Nesse ponto, você se torna menos capaz de se concentrar, pensar com clareza, ou ver os problemas como um todo. Você conhece os sinais: se sente inquieto, com fome e com sono, e vai toda hora atrás de um café. Herbert Benson, de Harvard, autor de “A resposta de relaxamento”, recomenda trabalhar até o ponto em que você não se sentir mais produtivo. Neste momento, descansar. Medite, faça um exercício de relaxamento, acaricie um animal peludo, caminhe, tome um banho quente, pegue o seu tricô, pratique piano, olhe para pinturas. Isso irá redefinir sua atenção, permitindo que o seu cérebro entre em um estado de relaxamento, como sonhar acordado.

8 – Tire sonecas poderosas

Pesquisadores descobriram que a capacidade humana de aprender tem declínios consideráveis conforme o dia passa. Mas, uma soneca à tarde aumenta pontuação em testes de memória em 20%.

9 – Tenha experiências com a natureza. De preferência, natureza real. Mas a falsa já ajuda um pouco

Um passeio no parque, olhar para fora da janela, para as árvores, ou até mesmo uma visão de fotografias da natureza proporcionam um tipo diferente de atenção do que sua rotina de trabalho normal. De acordo com um estudo intitulado “Os benefícios cognitivos de interagir com a natureza“, a natureza compromete nossa atenção involuntária. Nós ouvimos uma canção de pássaro, sentimos uma brisa, ou observamos as nuvens se movendo no céu de uma forma conhecida, com uma atenção sem esforço algum. Podemos nos concentrar muito melhor depois de ter passado algum tempo em um ambiente natural. Andar um quarteirão da cidade não conta, uma vez que esta atividade exige vigilância e atenção dirigida, e não dá ao seu cérebro uma pausa.

10 – Tire férias

Recomendo mountain bike, pois esta atividade o obriga a parar de pensar no escritório, para concentrar-se em permanecer vivo. Rafting também é uma boa pedida. Você pode achar que não, mas este tipo de atividade, nas férias, pode inclusive te tornar um líder melhor, quando voltar ao trabalho. Elas atualizam seu cérebro, o que permite que você seja mais produtivo e saiba como enfrentar melhor os problemas. Se você precisa rever o seu orçamento, aprovar uma iniciativa de marketing, ou contratar pessoas, você terá uma nova perspectiva  com o cérebro alerta, o que você precisa para fazer o seu melhor.

Leia as dicas sem adaptação, no original, em inglês.

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