X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

4 truques mentais para dominar seus medos

truquesparacominarseusmedos

Descubra como dominar seus medos com estes truques mentais. Confira 4 dicas simples pelo Jornal do Empreendedor.


Você não será bem sucedido se for dominado pelo medo. Reprograme seu cérebro para ser mais corajoso.

truques enfrentar medos

É preciso correr riscos.

O medo é inimigo do sucesso. Grandes recompensas são resultado de grandes riscos. Se você é dominado pelo medo, nunca correrá riscos e nunca alcançará o sucesso que merece.

Uma coisa é certa na vida: as decisões que mais nos assustam – deixar um emprego em uma grande corporação para trabalhar por conta própria, convidar aquela garota bonita para o primeiro encontro, ou até adotar uma criança – são as que trazem as melhores recompensas.

Isso não significa que as escolhas não são difíceis, mas é preciso reprogramar o cérebro para substituir o medo momentâneo pelo prazer da recompensa. Aqui estão quatro dicas que podem ajudar com isso:

1. Valorize mais a coragem do que a segurança

Diversas pesquisas têm mostrado que a maioria das pessoas valorizam a “segurança” como principal atributo em suas vidas. Muitos aceitam empregos que odeiam, casamentos miseráveis e hábitos negativos simplesmente pelo fato de se sentirem mais seguras. Para dominar o medo, você precisa substituir o valor que dá à “segurança”. Dê lugar à “coragem”. É preciso decidir de uma vez por todas que é mais importante ter coragem para se arriscar a crescer do que se manter estagnado naquilo em que se sente seguro.

2. Diferencie “medo” de “prudência”

Muitos medos são irracionais e sem razão. Por exemplo: você tem medo de fazer uma determinada ligação pois, se a conversa não correr bem, você terá de enfrentar o fato de que “falhou”. Ou então você tem medo de confrontar um colega de trabalho piadista que está lhe incomodando, ou de começar seu negócio próprio, pois não está certo de ter as qualidades necessárias para isso. Estes são medos irracionais que te impedem de alcançar seus objetivos. No entanto, existem medos que são apenas medidas prudentes, como ter medo de dirigir muito agressivamente, pois isso pode causar um acidente. Prudência é uma coisa boa. Apenas certifique-se de que não está fingindo ser prudente quando na verdade está com medo de correr riscos necessários.

3. Trate o medo como um chamado à ação

Se o que você teme está fora de seu controle (como uma crise financeira, por exemplo), escreva de antemão um plano exato dos passos que deve tomar para se adaptar ao problema, caso ele venha a acontecer. Assim que completar esta lista, deixe o plano de lado e tenha a coragem de esquecer este assunto. Você fez o que podia, é hora de seguir em frente.
Mas, se aquilo que teme está sob seu controle, tire alguns momentos para se preparar e tome suas atitudes. Faça o que precisa ser feito. Agora. Não amanhã, nem na semana que vem. Exatamente agora, antes mesmo de ler o resto desta postagem. Ligue para aquela pessoa, escreva aquele email, crie aquele plano de negócios. Faça isso agora!

4. Transforme o medo em excitação

Encarar o medo com um outro aspecto pode ser realmente divertido. Pense na última vez em que você andou de montanha-russa. Você provavelmente morreu de medo no começo, mas acabou se divertindo bastante. Sejamos francos: uma vida sem medo algum – e sem a coragem para enfrentar estes medos – seria bastante sem graça. Fique excitado quando descobrir algo que teme, pois assim terá a capacidade de evoluir e enfrentar este medo. E o processo pode ser muito prazeroso.

 

Adaptado de texto de Geoffrey James, publicado originalmente na Inc.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot