Se você já se perguntou o por quê dos seus melhores funcionários nunca estarem felizes, aqui vão as respostas daquilo que os funcionários mais odeiam na cultura da sua empresa
Há pouco tempo atrás, quando Apple e Microsoft deixaram seus executivos principais irem embora, ambos foram classificados como pessoas explosivas, difíceis e arrogantes.
Em todos os relatos, os executivos foram taxados como pessoas fora de controle e de terem perdido a confiança de seus pares nas
empresas, na medida em que, em cada caso, os CEOs das empresas não tinham outra opção a não ser deixar que eles partissem.Há apenas um problema com essa narrativa. É tão unilateral quanto ingênua.Ninguém que conhece os executivos em questão confirmou a percepção de que eles sejam espinhosos, problemáticos, arrogantes ou insuportáveis.Mas acontece que eles estavam trabalhando para nada mais, nada menos do que Steve Jobs, Bill Gates e Steve Ballmer. Sendo assim,
nenhum desses líderes poderiam ser introspectivos.
Pelo que podemos ver, ambos executivos fizeram carreira na Apple e Microsoft – no caso da Apple, o executivo veio da NeXT, quando esta foi comprada pela Apple – o que reforça a ideia de profissionais empreendedores e inovadores em suas carreiras.
Sendo assim, podemos acreditar que esse não é um caso do tempo que se esgotou para esses profissionais dentro das duas empresas.
O que pode ter acontecido é que Tim Cook e Steve Ballmer podem ter permitido mudanças na cultura das 2 empresas que eventualmente podem ter empurrado os seus executivos até a exastão, a ponto de explodirem.
Isso acontece o tempo todo. Uma empresa disruptiva, autocraticamente gerenciada tem espaço para profissionais visionários e frequentemente enlouquecedores, até que um dia não têm mais espaço para essas pessoas por lá.
Infelizmente quando isso acontece a organização está em declínio e caminhando rumo à mediocridade.
Aqui estão as 5 principais razões pelas quais funcionários de alto desempenho estão insatisfeitos com a empresa, e o que fazer sobre isso.
#1. Mudanças frequentes de prioridades
Por que isso é um problema: nada irrita mais um funcionário altamente produtivo do que uma gestão movida à “ideia da semana”.
Como detectar o problema: funcionários se entrincheirando cada vez que uma nova iniciativa é introduzida – e apáticos nas reuniões estratégicas.
O que fazer: Defina uma estratégia de curto, médio e longo prazo e mantenha cada uma delas por um período razoável, sem se distrair com mais ideias novas.
#2. Apologia à mediocridade
Por que isso é um problema: o número 1 da razão dos melhores funcionários deixarem as organizações é por conta da tolerância à mediocridade.
Como detectar o problema: desprezo e distância entre os funcionários de grande performance e outros que não estão fazendo a sua parte. Insatisfação com recompensas, gratificações e premiações dadas a outras pessoas.
O que fazer: Defina metas altas para toda a organização e construa em todas as metas, recompensas para o sucesso e consequências em caso de falha. Aplique isso de forma consistente e de forma justa.
#3. A síndrome do tapa-buraco
Por que isso é um problema: profissionais de alto desempenho gostam de fazer o que é bom. Não podem ser usados como tapa-buracos em outras coisas. Eles se vêm como Ferraris e ficam frustrados se pensam que estão sendo usados como carrinho de golfe.
Como detectar: retirando suas tarefas e responsabilidades atribuídas. Falta de acompanhamento e prestação de contas.
O que fazer: revise com eles o que deve ser feito. Refresque as descrições dos cargos e redirecione o melhor desempenho desses profissionais para as tarefas que só eles sabem fazer.
#4. Subutilização
Por que isso é um problema: pelo mesmo motivo acima. Quando você é uma Ferrari – ou pensa que é – você não quer gastar o seu tempo por aí andando devagar.
Como detectar: lançando os profissionais sobre áreas que não suas especialidades, ficando subordinados a todos.
O que fazer: Peça para que os funcionários produzam uma lista do que eles querem e podem fazer no seu tempo livre. Analize e concorde com essa situação. Olhe para suas habilidades de delegação – já que se você tem um profissional extremamente competente sendo subutilizado, você está microgerenciando e certamente tem problemas de delegação.
#5. Jogo de favoritos
Por que isso é um problema: profissionais de alta performance não apenas acreditam em meritocracia bem como respiram meritocracia. Comece a privilegiar os seus favoritos e ignorar as pessoas apesar de seus resultados, que os seus melhores funcionários vão embora antes que você possa se dar conta.
Como detectar: Seu sobrinho parece muito mais feliz do que o seu melhor vendedor.
O que fazer sobre isso: Se você precisa saber o que fazer, você não sabe nada sobre gestão de pessoas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Reasons Your Top Employee Isn’t Happy”, da revista Inc.