X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

9 características de uma liderança matadora

Liderança

Alguns comportamentos e características para aprimorar e fazer a diferença na liderança.


Alguns comportamentos e características para aprimorar e fazer a diferença na liderança

Assista o vídeo abaixo e entenda na prática o que será falado nesse artigo.

Líderes seguros são pessoas envoltas em um auto nível de cuidado e também incentivam uma boa dose se ousadia em seus liderados.

Desta forma, tanto o líder e seus seguidores podem atingir os mais altos níveis de desempenho e ter impacto mais positivo sobre os outros. Esse é o estado da arte da liderança.

Este ponto ideal é de grande importância para as organizações com foco na inovação, aprendizagem e mudança.

Infelizmente, não existe uma receita para o estado da arte. Líderes inovadores fazem um mix de 9 características que com a medida certa gera a quantidade necessária de risco.

Esse estado da arte da liderança é muito mais uma arte que responde à sensibilidade do que uma ciência com base no comportamento.

Os 9 princípios da boa liderança

Saiba o caminho para uma liderança eficaz

Saiba o caminho para uma liderança eficaz.

#1. Permanecer calmo

Um líder seguro e confiável permanece calmo, principalmente quando sob pressão – momentos em que outros líderes acabam por responder impulsivamente e injustificadamente.

Na verdade, essa característica é tão fundamental que um líder precisa dominá-la antes que ele seja capaz de entender as outras características. Caso contrário, nunca poderá ser chamado de líder.

#2. Aceitar a individualidade

Outro componente-chave de ser um líder seguro é a aceitação e reconhecimento do valor dos outros como seres humanos – além de apenas funcionários ou cargos.

Líderes cuidam do ser humano antes de qualquer questão ou problema. Eles separam a pessoa do problema. Na medida do possível, eles evitam julgar e criticar as pessoas.

Essa abordagem faz com que outras pessoas se sentem legitimadas e confiantes.

#3. Enxergar potencial

Líderes seguros enxergam o talento e o potencial do empregado independente de seu estado atual ou desempenho.

Esta característica vai além da aceitação de às pessoas e, possivelmente até mesmo vai além do que a pessoa espera de si mesmo.

É importante ressaltar que esta característica não é algo de curto prazo. Trata-se de uma visão mais profunda que não pode ser despertada em 1 ano, mas em 10 ou 20 anos de liderança.

#4. Utilizar a escuta investigativa

Líderes precisam ouvir e perguntar, em vez de dizer o que fazer.

Líderes seguros não seguem um padrão muito comum de iniciar monólogos para convencer os outros sobre seu ponto de vista.

Em vez disso, eles dominam as artes das perguntas abertas e se engajam em um diálogo para buscar a verdade maior. A escuta investigativa ajuda um líder na tomada de decisão e é um componenten indispensável na hora de dar e receber feedback eficaz.

#5. Entregar mensagens poderosas

Líderes seguros têm a capacidade de impactar profundamente as pessoas com frases simples ou gestos que carregam um enorme poder e são frequentemente lembrado por muitos anos.

As pessoas não se lembram de divagar citações: as pessoas se lembram de frases que essoas respeitáveis pronunciaram no momento certo.

Mensagens memoráveis poderosas brilham como um farol no nevoeiro de mudanças. Mensagens curtas e inspiradoras dão às pessoas direção nos momentos em que medo, incerteza e dúvida se instalam no ambiente.

#6. Focar no positivo

Líderes precisam ser bons bom em dirigir a mente de outras pessoas para focar no positivo ao invés de negativo.

Eles se concentram em benefícios, criam imagens de esperança e possibilidade, e ajudam as pessoas a visualizarem a realização de um objetivo.

Eles estabelecem expectativas positivas que contribuem para a melhoria do desempenho.

Ao fazer isso, eles ajudam os outros a enxergarem o seu potencial e inspiramo aprendizado, mesmo dentro de uma crise ou em tempos difíceis.

Lembre-se: é sempre possível dar feedback crítico, mantendo uma perspectiva positiva.

#7. Incentivar a tomada de riscos

De formas muito concretas, os líderes que atingem o estado da arte da liderança sempre promovem oportunidades para que seus liderados alcancem seu potencial, muitas vezes com algum risco ligado a isso.

Os líderes precisam provocar as pessoas a libertar o seu potencial, oferecendo oportunidades concretas para a tomada de riscos.

#8. Inspirar através da motivação intrínseca

Líderes inovadores compreendem a importância da “motivação intrínseca” para obter o melhor das pessoas, em vez de depender de motivação extrínseca.

A motivação intrínseca refere-se a fazer algo porque é interessante, agradável ou gratificante.

Compare isso com a motivação extrínseca em que uma pessoa faz algo pelo resultado, e não pela tarefa em si. E para isso, as recompensas são sempre bônus e promoções.

Quando uma equipe está intrinsecamente motivada, a ação é movida pelo aprendizado ou pelo prazer, e não por uma recompensa.

#9. Estar acessível

Líderes precisam ser percebidos como pessoas acessíveis e disponíveis, em vez de indisponíveis e  muito ocupados.

Não entre em pânico pensando que está prestes a perder seus fins de semana! Acontece que a proximidade física e frequência da interação são menos importantes do que transmitir um espírito de que você está disponível para as pessoas.

De fato, muitos líderes não têm um contato regular e fisicamente presente com seus liderados.

Muitas das conversas mais poderosas que esses líderes têm são breves e diretas.

Não existe liderança perfeita

Você não precisa dominar todas e cada uma destas características para proporcionar o equilíbrio certo de cuidado e ousadia em sua equipe de liderados.

Em vez disso, escolha 1 ou 2 para se concentrar de cada vez. Você – e as pessoas que trabalham para você – serão gratos por isso.

As qualidades da liderança

As qualidades da liderança.

___

Este artigo foi adaptado do original “9 Characteristics of daring leadership” do Smartblogs.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot