Você controla o seu dinheiro, ou seu dinheiro controla você? Aqui estão algumas dicas para que você vire o jogo e gerencie seu orçamento
Às vezes, gerir o seu dinheiro pode parecer algo muito complicado. Para tornar esse processo mais fácil, você precisa simplificá-lo, para que possa manter a sua situação financeira.
Mas você não precisa ser um gênio em finanças para isso. Tudo que você precisa são de algumas dicas sobre como manter o controle sobre ele, antes que ele mantenha o controle sobre você.
Normalmente, as maiores complicações surgem de problemas simples. Quando eles não são resolvidos, você acaba se desorganizando, e enfiando os pés pelas mãos.
Assim, você acaba perdendo o controle de suas finanças e o caos começa a causar sérios problemas para a sua vida.
Então, nós fizemos uma pequena lista com 6 coisas que você pode fazer para começar a simplificar a forma como você gerencia o seu dinheiro e aprender a mantê-lo sob controle com mais facilidade.
#1. Acompanhe os seus gastos
Comece a escrever sobre cada centavo que você gasta por 30 dias. Depois de fazer isso, você começa a ficar com a sensação de que está gastando demais com tudo, e assim você pode iniciar um orçamento mensal.
Isso pode parecer um pouco complicado, mas se você fizer isso religiosamente, pode ganhar tempo e dinheiro no longo prazo.
Depois que você inicia o planejamento do seu orçamento, tudo fica mais fácil, e você consegue encontrar espaço para pagar suas contas e poupar.
#2. Una as finanças – se você for casado
Se você for casado, não deve existir dinheiro seu e dinheiro do eu cônjuge, suas contas e as contas do seu cônjuge.
Tudo pertence ao casal, tudo é dos 2. Então, sempre deposite todo o dinheiro em uma conta central e o distribua de lá. Fazer isso pode ajudar a controlar os gastos do casal e manter o orçamento em dia.
Isso vai fazer com que você elimine brigas desnecessárias sobre contas e dinheiro, e o casal pode mutuamente se ajudar a poupar e a gastar menos com futilidades desnecessárias.
#3. Faça um calendário de contas a pagar
Se você tem dificuldade de se organizar quando o assunto é pagar contas, faça um calendário de contas a pagar com cada conta e o valor a ser pago.
Analise-o 1 vez por semana, e pague as contas que precisam ser pagas de toda a semana. Assim você se livra de esquecimentos e outros transtornos.
#4. Construa fundos de emergência
Quando você tem dinheiro reservado para situações de emergência, você não está tentado a deixar o cartão de crédito no rotativo, nem atrasar outras contas, porque tem um fundo para lidar com quaisquer imprevistos.
Todo mundo passa por emergências ocasionais, e se você estiver preparado quando ela aparecer, você terá uma preocupação a menos durante um momento de crise.
Dessa maneira, você não vai precisar se endividar tanto, e muito menos passar meses pagando ou refinanciando suas contas.
#5. Use apenas dinheiro
Uma vez que o seu orçamento foi feito, coloque seu dinheiro em envelopes para cada categoria de despesa e use somente o dinheiro dos envelopes.
Isso vai simplificar suas finanças porque você terá uma meta de gastos para as categorias de despesas, e vai forçar você a diminuir os gastos desnecessários e os desperdícios.
Como resultado, você terá mais dinheiro para poupar, investir, ou se preparar para as emergências da vida.
#6. Livre-se das porcarias
A maioria de nós compra muita porcaria e inutilidade, que não precisamos, não usamos, e apenas ocupa espaço.
Se você nunca, ou raramente usa algum produto, venda ou dê a alguém que possa fazer melhor uso do que você.
Essas coisas não agregam valor à sua vida e não trazem qualquer alegria. Tudo que fazem é ocupar espaço, roubar sua produtividade e dinheiro. Por isso, passe para a frente, para alguém que veja uma utilidade.
Da próxima vez, pense 2 vezes antes de comprar qualquer produto que possa ser ignorado por você depois de um tempo.
Torne suas finanças mais fortes
O dinheiro não tem que ser um assunto complicado. Quando você toma medidas para simplificar a forma como você lida com a sua situação financeira, você começa a ser proativo com o seu dinheiro.
Ele não precisa ser algo difícil de ser controlado. Mas, você precisa saber com o que está gastando, e encontrar uma maneira de simplificar e racionalizar os seus gastos.
Caso contrário, você sempre irá pagar a mais por usar o dinheiro de forma indevida, sendo que você pode gastar melhor com coisas mais agradáveis.
Agora conte para a gente: o que você está fazendo para simplificar ou aumentar o seu controle sobre as suas finanças?