X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

reuniões de trabalho
Motivação & Inspiração

Como melhorar seu humor e sua produtividade no trabalho

Como melhorar a produtividade da sua equipe por Moracy das Dores.


Considerando que você quer manter um perene estado de bom humor, assim como quer ter e manter um nível de alta produtividade para você e sua equipe, antes você precisará saber quem é você na face da Terra (essência, real vocação, limitações, características de personalidade, sentimentos, etc.), porque o Autoconhecimento é o único caminho para obtenção da Autorrealização (definição: o ato ou efeito de realizar a si próprio. Em Psicologia: a tendência do indivíduo ou qualquer organismo de desenvolver todas as suas possibilidades de crescimento).

A autorrealização nos leva a sentir o que, quando e como mudar nossa forma de ser e, principalmente, trazer à luz de nossa consciência as limitações e potencialidades intrínsecas que ainda estão inconscientes em nossa mente.

Claro, pelo menos para mim, que um ser mais consciente e realizado alcança mais fácil e gostosamente suas metas e objetivos. Comece, por isso, reconhecendo e eliminando o que te impede de sempre estar bem humorado e elimine os maus hábitos que normalmente limitam tua produtividade, como: autossabotagem, coitadismo, conformismo, distração, procrastinação, vitimização. Desenvolva a ajuda mútua, o comprometimento, a cooperação e o otimismo.

A FELICIDADE, PRINCIPAL GERADORA DO CONTÍNUO ESTADO DE BOM HUMOR, DEPENDE DE QUÊ?

Bom, se sua Felicidade depender de alguém ou de alguma circunstância (ter ou ser algo para ser feliz), devo afirmar que enquanto ‘dependente’ ninguém poderá conquistar a plena Felicidade. Apesar da dureza dessa afirmação, sinta como a mesma é assertiva. Duro saber que ser Feliz é um pré-requisito para ter e manter o contínuo estado de bom humor. Pior é saber que todo e qualquer Ser Humano quer ser Feliz, mas poucos obtêm uma duradoura felicidade!

Note que acrescento “estado de” antes de “bom humor”, porque ‘estado’ significa: conjunto de qualidades ou características com que as coisas se apresentam; conjunto de condições em que se encontra em determinado momento. Ou seja, ‘estado’ é algo genuíno do Espírito ou a situação emocional em que o indivíduo se encontra. Mas, antes, àqueles que quiserem obter o Estado de Espírito “bom humor”, digo que é Fundamental gostar do que faz.

Creio, portanto, que devo buscar ser Feliz fazendo o que me dá prazer, certo de que o sucesso decorrentemente virá, tanto pela persistência intrínseca de quem encontra prazer naquilo que faz, quanto pelo ambiente propício que criei.

Pessoas felizes aparentam saber, intuitivamente, que a felicidade duradoura não se trata apenas de fazer aquilo que gostam. Mas, caso sua função atual não seja prazerosa, tente encontrar um Ponto de Prazer nela ou mude de função!

OK, MAS COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DE MINHA EQUIPE?

Entenda que você é tão bom ou tão ruim quanto à equipe que lidera, porque ela é tua imagem e semelhança. Entenda de uma vez por todas que liderado é gente e não mercadoria (commodity), todos são seres com anseios que precisam estar motivados para alcançar os objetivos organizacionais, algo impossível aos líderes mal-humorados.

Ambientes propícios que fidelizem profissionais a curto, médio e longo prazo só podem ser gerados pelo “poder do bom humor”. Oportunidade, tempo necessário e ambiente propício são pressupostos básicos para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Insanas cobranças de produtividade causam desequilíbrio emocional, acarretam stress e podem criar situações de revolta, ao mesmo tempo em que assassina os objetivos organizacionais (a produtividade).

A Valorização constante do Ser Humano eleva a produtividade e gera melhores resultados, bem como diminui o turnover e aprimora a qualidade dos serviços prestados por Profissionais felizes. A humanização do trabalho deve ser o princípio de vida de qualquer organização. Ocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva é bom e todos lucram.

Abra-se à possibilidade de que a humanização possa ser O diferencial competitivo entre as empresas. Melhor, possa ser o futuro que se faz presente. Saiba que humanizar é ético e a Ética deve ser o princípio de vida de qualquer organização. Ética pode transcender à definição, mas passará pelo “ocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva”…

QUERO MUDAR MEU HUMOR E PRODUTIVIDADE, RAPIDAMENTE

Que bom, ousar ou ousar mais poderá acelerar teu processo de mudança, apesar dos riscos inerentes à ousadia. Heróis ousam, medíocres criticam e nada fazem por si e nem por ninguém. A escolha é tua: ser herói ou medíocre?

Riscos são “temperos da vida” e eliminá-los seria optar pela mediocridade, perder o nível de autoestima e conviver com o tédio. Muitos querem sentir o sabor da vitória, mas poucos aceitam o risco de apostar nela. A alternativa “não ousar” te manterá numa prisão vitalícia, em vida, além de te manter num contínuo estado de mal humor…

Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot