X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

MUHAMMAD ALI
Motivação & Inspiração

Os 7 segredos para automotivação que empreendedores bem sucedidos sabem

Como alguns empresários superaram obstáculos, mantêm o foco, são disciplinados e criam empresas do zero? Gênios? Sorte? Algum ingrediente secreto?


Grande parte da resposta está na motivação. Como podemos definir esse fator tão importante? A revista Psychology Today define motivação como “o desejo de fazer as coisas”. Uma definição mais detalhada explica que a motivação é “o processo que dá início, guia e mantém o comportamento de acordo com os objetivos”.

Quando você vê um empreendedor crescer, o que você está vendo é uma quantidade incrível de motivação – do comportamento guiado por objetivos. Motivação é como a força de propulsão de um motor a jato. Ela transforma participantes passivos em líderes ativos. Aqui estão sete ingredientes de automotivação que os empresários mais bem sucedidos sabem.

1. Eles sabem o que estão destinados a fazer na vida.

A literatura sobre motivação é vasta e variada – e fica até complicada. Por mais diversas que as teorias motivacionais são, há uma única coisa que as une: motivação é a razão do porquê.

Todo o ser humano lida com essa grande questão da existência – por que estou aqui? Qual é o meu propósito? Uma resposta definitiva e baseada em dados para essas perguntas existenciais é buscada desde o início dos tempos e dificilmente será encontrada nos próximos milênios. Mas por agora, podemos escolher uma resposta para nós mesmos.

E uma resposta, por mais esotérica que pareça, é que o propósito da sua existência é um princípio fundamental da vida. Você tem que saber por que você está vivendo para poder viver verdadeiramente.

Então, escolha um destino. Defina o seu propósito. Trace o seu caminho. Depois de responder o porquê, você abrirá a primeira porta da jornada para a motivação constante.

2. Eles sabem o que devem fazer a cada dia.

No começo, a motivação é infinitamente ampla, mas vai ficando infinitamente detalhada ao passar do tempo. Quando você sabe o que deve fazer da vida, você pode determinar o que deve fazer a cada dia.

Essa atitude é o que define os empreendedores bem sucedidos. Eles começam cada dia com um conjunto de tarefas definido, metas e objetivos. Leo Babauta, que escreve o blog Zen Habits, chama isso de “pedras grandes“. Ele diz que: “as pedras grandes são as principais tarefas que você quer fazer essa semana“.

Se você tiver várias pedras grandes encarando você de frente a cada semana, então seu objetivo é conquistar pedaço por pedaço diariamente. Saber que elas estão lá e saber que você deve conquistá-las cria um sentimento de motivação que não vai desaparecer.

3. Eles se preparam mentalmente para cada dia.

Saber quais são os planos do dia não é o bastante. Tem que haver outro nível de poder motivador – um truque psicológico, por assim dizer. A conta motivacional do Instagram, before5am, explica que a preparação mental é fundamental. O autor utiliza quatro hacks para estimular a sua própria motivação:

  • Música será a maneira mais rápida para deixar a sua mente em um estado poderoso.
  • Você pode criar no seu celular um álbum do que você quer conquistar na vida.
  • Eu olho para os meus objetivos que estão ao lado de minha cama imediatamente.
  • Há uma abundância de material motivacional no YouTube.

As técnicas variam, mas o princípio é válido: se preparar mentalmente antes do seu dia começar é a chave para dominar o dia.

4. Eles se recusam a confiar somente na autodisciplina.

Há uma aura de respeito e admiração que envolve as pessoas autodisciplinadas. A verdade é, no entanto, que a autodisciplina – a força de vontade – é como um músculo. E como todos os músculos, a força de vontade pode se desgastar por uso excessivo.

Além disso, autodisciplina é limitada. Benjamin Franklin era famoso pela busca da perfeição moral. Na conclusão de seu experimento pela perfeição, eleescreveu o seguinte: “eu nunca cheguei à perfeição que eu tinha ambição de atingir, na verdade passei longe dela”.

Autodisciplina irá lhe deixar na mão, mas uma grande e importante motivação é o que irá sustentá-lo. Você pode usar a autodisciplina para melhorar os seus esforços, mas não confie nela.

5. Eles são os autores do seu próprio livro de regras.

Uma pessoa automotivada tem a coragem de criar as suas próprias regras para a vida. Ao mesmo tempo, os seres humanos vivem em grupos, cercados por pessoas de diferentes crenças e culturas. Esses grupos irão, naturalmente, influenciar a autopercepção, objetivos e sonhos de um indivíduo.

No entanto, alguém que é capaz de superar essas pressões externas e criar o seu próprio guia para a vida terá uma enorme motivação pessoal.

Outra maneira de dizer isso é que pessoas automotivadas definem os seus próprios padrões. E, invariavelmente, esses padrões são elevados:

Padrões elevados podem ser difíceis de manter. No entanto, eles produzem grandes quantidades de motivação, que por sua vez ajuda a impulsionar grandes realizações.

6. Eles estabelecem objetivos insanos.

Outra forma de que os empresários automotivados vão para frente é usando o poder das metas. O estabelecimento de metas tem muito poder na mente. No site LifeHack’s, Dustin Wax explica assim: “De acordo com pesquisas de psicólogos, neurologistas e outros cientistas, estabelecer uma meta faz com que nos vejamos atingindo o alvo, como se já tivéssemos conseguido chegar lá. Isso é, ao definir um objetivo, pequeno ou grande, perto ou longe no futuro, uma parte do nosso cérebro acredita que o resultado desejado é uma parte de quem somos – estabelecer condições que nos levam a trabalhar para conquistar os objetivos e satisfazer a autoimagem criada pelo cérebro”.

A ciência de estabelecer metas diz, basicamente, que o simples ato de criar um objetivo ajuda a construir o caminho para a sua realização.

Enquanto isso, alguns riem de grandes metas estabelecidas por outros. Alguns zombam desses objetivos. Mas outras pessoas definem essas metas. E elas conseguem grandes conquistas. Um dos empresários mais notáveis de hoje em dia é um grande exemplo de alguém que possui objetivos “insanos”: ele é Elon Musk. O site Business Insider disse que “Elon Musk estabelece metas quase impossíveis para os seus funcionários na SpaceX” e que “SpaceX tem umobjetivo aparentemente utópico – tornar possível que seres humanos vivam em outros planetas”.

Você não pode negar que tais metas até agora impulsionaram Elon Musk e os funcionários da SpaceX a alcançar feitos notáveis.

7. Eles nunca perdem o objetivo de vista.

Apenas definir uma meta por si só não irá manter uma existência inabalável da automotivação. Você tem que manter os seus objetivos em mente o tempo todo.

Todos os dias. Lembretes na geladeira. No toque do seu celular. No fundo de tela do seu computador. Pendurados na parede. Pensando neles o tempo todo. Em toda parte. Sempre.

Mantenha seus objetivos na linha de frente da sua mente e você nunca ficará sem motivação.

Conclusão

Automotivação é uma das forças mais poderosas que distinguem empreendedores de sucesso daqueles que pulam de uma startup negligenciada para outra.

Automotivação despreza o papel da sorte, descarta o componente de autodisciplina e se baseia no poder das metas para realizações na vida.

Você sabe dizer o que te motiva? 

Comente este artigo

Populares

Topo