O Natal é uma das épocas mágicas do ano. Daquelas capazes de alterar o humor das pessoas, que começam a distribuir sorrisos, gestos de carinho e atitudes de amor. É também uma das temporadas mais aquecidas no relacionamento entre empresas e seus consumidores.
O dia 25 de dezembro é de longe o campeão de faturamento do setor de varejo no Brasil. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), os brasileiros gastaram, em 2013, R$ 31,2 bilhões em compras e a expectativa é de que neste ano o consumo natalino chegue a quase R$ 32,8 bilhões. Um traço comum entre os consumidores no país é deixar as compras de Natal para o último minuto.
Será que o seu negócio está pronto para o grande movimento do Natal? Aqui estão sete dicas para se preparar para os feriados de final de ano.
Lembre a seus fregueses de fazer as compras mais cedo
30% dos consumidores realizam suas compras de Natal mais cedo, em outubro, e para os varejistas, os dois últimos meses são os mais movimentados do ano. Então, em novembro, comece a promover o que você terá a oferecer para o final do ano tanto em sua loja física quanto no ambiente online.
Se o seu negócio depende do tráfego da rua e da propaganda de boca a boca, assegure-se de colocar placas e distribuir folhetos. Outra opção para divulgação é usar e-mails e as mídias sociais para conseguir o máximo de exposição possível. A promoção precoce é a chave para conseguir os primeiros compradores em sua loja física ou em seu site.
Aproveite oportunidades reunindo itens
Qual melhor varejista para se aprender do que Amazon.com.br? O site de origem norte-americana que se espalhou por todo o planeta é um dos líderes mundiais no comercio online e sabe como ninguém aproveitar as oportunidades de negociar seus itens. Com um simples mecanismo de relacionamento de produtos, informando a seus clientes “pessoas que compraram esse item também levaram este”, foram capazes de aumentar suas vendas em 35% desde a implementação da ferramenta, em 2006. Também são conhecidos por “empurrar” peças. Na hora de fechar a conta, sempre aparece antes da concretização do negócio uma mensagem dizendo “esse item vai bem com este outro”.
A temporada de compras de Natal é uma oportunidade perfeita para oferecer a seus clientes itens que estão parados há algum tempo nas prateleiras colocando-os próximos daqueles que são mais populares e possuem maiores margens de lucro. Isso pode permitir negociar a segunda peça por um preço mais baixo. Fazer uma venda é sempre uma ótima opção, mas ao fechar um pacote isso ajudará a abrir espaço em seu estoque para que novos itens sejam recebidos. Consumidores amam conseguir grandes ofertas, especialmente quando conseguem algo pagando muito pouco pelo item.
Uma promoção é sempre uma ótima opção
Quem não gosta de uma boa promoção? Promoções são um incentivo extra para que novos clientes e fregueses habituais façam as compras de Natal com você. A maioria dos compradores espera os descontos de última hora antes de fechar os negócios. Então, ter itens em oferta ou dar certificados de presentes para que sejam usados no feriado irá convencê-los a comprar em sua loja.
Novamente, a comunicação é a chave aqui. Tenha você um comércio online ou uma loja de rua. Cartazes, panfletos, folhetos, e-mails, postagens em mídias sociais, propaganda de boca a boca. Use todas as ferramentas disponíveis. Por exemplo, se você tem uma loja física, encomende uniformes customizados que façam propaganda da promoção que está por acontecer. Com seus funcionários vestindo isso diariamente, seus clientes saberão tudo sobre a promoção e ficarão mais propensos a comprar de você.
Estoque com antecedência
Se está pensando em fazer promoções em seu negócio visando o Natal, não se esqueça de planejar com antecedência. Pedidos em cima da hora de peças customizadas significam custos extras e mais estresse. Isso inclui o material de propaganda, cartões de visita, embrulho para presentes, enfim, tudo que será necessário. Preste muita atenção nas ofertas anunciadas por outros negócios no começo de novembro e tire vantagem dessas promoções.
Ficar à frente do cronograma de compras vai permitir que você entre em acordo com os vendedores e fornecedores para obter descontos maiores. Lembre-se de negociar e pechinchar. Eles esperam por isso.
Planeje sua agenda como um profissional
Como é um período de férias escolares, muitas pessoas costumam aproveitar para viajar – isso inclui seus empregados e até mesmo você. Não se esqueça de informar seus colaboradores o período em que ficará fora e para quando está programado seu retorno. Faça o mesmo em relação aos seus funcionários. Cabe a você fazer a escala de folga da melhor maneira possível e com o máximo de antecedência, assim não terá que se preocupar com isso mais tarde.
Use uma planilha, assim poderá perceber se não haverá ausência de funcionários do mesmo setor criando a necessidade de contratação de temporários para evitar sobrecarga de trabalho. Ao planejar suas férias, não se esqueça de avisar seus clientes sobre isso quando enviar e-mails promocionais. Aproveite os posts em redes sociais para promover sua empresa e atualize seu site. Prepare-se para as festas de final de ano. Feliz 2016!
Prepare-se para as confraternizações de final de ano
É inevitável encontrar mais pessoas durante a temporada de feriados, seja em festas, eventos e outras ocasiões. Esteja preparado para essas interações presenciais. Prepare um estoque de cartões de visita para toda a sua equipe. A ferramenta de design de cartões de visita do site FreeLogoServices.com permite criar e pedir cartões com facilidade. Assim, você poderá ser lembrado por seus clientes durante todo o período de festas.
Mantenha-se organizado
Novembro e dezembro serão meses extremamente movimentados para o seu negócio e quanto mais perto do Natal, mais agitadas as coisas ficam. Por isso, você irá precisar de toda ajuda que puder obter. Existem uma série de ferramentas online, aplicativos e programas que podem facilitar a administração de seu negócio.
Ferramentas online gratuitas podem fazer com que você fique conectado com seu negócio de forma fácil e acessível. Nunca subestime o poder das ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google. Experimente o Google Hangouts para comunicar-se com sua equipe, use o Calendário para monitorar horários e encomendas, além do Google Contacts para enviar cartões de Natal para todos os clientes e parceiros.
Com a tecnologia gratuita que está disponível atualmente, administrar um pequeno negócio com a colaboração de sua equipe está mais simples do que nunca. Então, se você continua sem usar as ferramentas mais modernas antes da temporada de feriados de final do ano, não se preocupe, ela são muito fáceis de se obter e ainda mais fáceis de usar.
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