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Vender material gráfico pela internet não é fácil

Entenda como uma GRÁFICA ONLINE vem revolucionando seu mercado através da Internet.


Vender material gráfico pela internet não é fácil. Entenda como uma GRÁFICA ONLINE vem revolucionando seu mercado através da Internet.

Qualquer negócio possui muitas dificuldades, ainda mais no Brasil com muitos altos e baixos, mas alguns casos mais específicos são ainda mais complexos. Embora alguns segmentos de mercado sejam simples de atuar, esse não foi o caso do segmento escolhido pela Eskenazi Indústria Gráfica que em 2015 lançou uma unidade de negócios específica para atuar na internet, um web to print.

A empresa possui quase 60 anos de atuação no mercado gráfico offset tradicional, mas no ambiente online, atua há um pouco mais de um ano.

Diante desta breve introdução você imagina que deve ser fácil então criar uma loja virtual para oferecer o serviço de impressão de material gráfico pela internet certo? Errado! Vivemos em um mundo com muita tecnologia, mas que ao mesmo tempo sofre com o seu mau uso. Se você perguntar para um vendedor ou profissional de um departamento comercial onde ele fez o cartão de visita dele, provavelmente a resposta será a indicação da gráfica pequena ou digital.

Muitas pessoas ainda percebem o serviço gráfico sendo desfrutado obrigatoriamente em uma loja física onde você precisa estar lá para informar o que deseja e como gostaria que fosse produzido. Justamente por esse motivo a Loja Gráfica Eskenazi possui algumas barreiras para atuar e acredita que a agilidade da Internet vai mudar esse conceito.

O cliente muitas vezes desconfia que a empresa exista de verdade por se tratar de uma loja virtual ou muitas vezes o cliente não entende que o orçamento e o pedido podem ser feitos no próprio site e com toda facilidade e comodidade de comprar online. Em alguns casos o cliente desiste da compra por achar que o serviço não será entregue no prazo e com a qualidade esperada.

Foi justamente por esses e outros motivos que a Loja Gráfica Eskenazi vem trabalhando com uma série de boas práticas para facilitar a vida e quebrar o gelo ou desconfiança dos clientes em potencial que acessam o site da empresa. Vamos compartilhar alguns exemplos que podem ajudar nossos leitores a aplicar essas boas práticas mesmo que parcialmente em seus negócios.

Confira algumas boas práticas que vem ajudando a loja virtual da Eskenazi a crescer mais de 30% ao mês em faturamento.

1 – Estrutura própria evitando terceirização do “core business” da empresa.

A Eskenazi Indústria Gráfica possui uma infraestrutura de dar inveja, com um parque gráfico próprio de aproximadamente 9.500 m2 e equipamentos de impressão offset e de acabamento de última geração. Isso facilita bastante a agilidade na produção, o controle da operação, a qualidade do material e a logística da empresa.  

2 – Atendimento diferenciado e em vários canais

A central de atendimento possui chat online, um telefone para São Paulo capital e um 0800 7721818 para outras regiões do Brasil e também usamos o SAC 2.0 através do Facebook. Um diferencial que nem todas as gráficas online conseguem manter é o Frete Grátis em todos os produtos e para todo o território nacional.

3 – Kit de Amostras

Por ser uma loja virtual, a empresa resolveu oferecer gratuitamente um kit de amostras para os “prospects” mais desconfiados. Se um cliente em potencial tiver a desconfiança que a Gráfica Eskenazi não vai fazer a impressão com qualidade, basta pedir o kit. O cliente vai receber vários impressos feitos com a mesma qualidade de um pedido feito no dia a dia. Isso ajuda bastante a convencer o cliente que a empresa consegue entregar qualidade em seus impressos.

4 – Lançamento de produtos constantemente

Recentemente a Loja Gráfica Eskenazi lançou novos produtos como apostilas, tabloides e crachás para eventos corporativos. Além dos produtos mais pedidos como cartão de visita e flyers, a gráfica online conta com 35 produtos e as mais diversas especificações como tipos de papel, gramaturas, tamanhos / formatos e acabamentos.  Para a diretoria, quanto maior for a oferta de produtos e especificações para o cliente final, maiores as chances de gerar um pedido no site.

5 – Promoções arrasadoras como iscas digitais

Em maio, a empresa ofereceu cartões de visita e flyers por apenas R$9,90. Este mês a empresa está fazendo uma promoção de marcador de páginas por R$14,90 e nada mais. Estas promoções são ótimas iscas para quebrar o gelo e fazer com que usuários que ainda não compraram se transformem em clientes e conheçam a qualidade de impressão e do atendimento que a empresa oferece.  

6 – Entendendo cada vez mais “as dores” do cliente     

Durante o primeiro ano de operação, a Gráfica On-line da Eskenazi Indústria Gráfica estreitou o relacionamento com designers, publicitários e criativos em geral.

De acordo com a diretoria da empresa, as ações e o planejamento estão alinhados e traçados para um crescimento gradativo e sem perder na qualidade de impressão ou no cumprimento dos prazos. Temos um canal aberto no pós-vendas para estar sempre recebendo sugestões e comentários dos clientes para novos produtos e melhorias a cada dia. A busca pela excelência não para!

Como vimos acima, embora o segmento de atuação da Loja Gráfica Eskenazi não seja o mais simples de atuar, diversas dicas foram oferecidas para ajudar aos empreendedores de plantão. A dificuldade que a Gráfica Online tem, citada neste post, pode ser também a dificuldade de muitos empreendedores que estão lendo agora esse texto e acreditamos que as seis dicas oferecidas vão ajudar bastante quem deseja fazer seu empreendimento crescer e prosperar.

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Publieditorial Eskenazi

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