Você está pensando em iniciar o seu negócio mas não sabe por onde começar, ou acredita não ter capacidade? Aqui está uma maneira de fazer isso em 10 dias
Prestes a iniciar um empreendimento, com um empréstimo vindo de seus sogros tirando seu sono e um novo bebê para cuidar, Michelle Fish já estava se sentindo pressionada.
Mas, o que realmente a deixou desesperada foi um comunicado inesperado exigindo o pagamento imediato de uma grande soma, a respeito de uma dívida de uma empresa em que ela foi sócia anteriormente.
Pronto! Seu capital foi por água abaixo. Todas as planilhas, todo o planejamento prévio se tornou inútil, uma vez que a conta acabou com todo o seu dinheiro, lembra Fish, que remente a época do lançamento de sua empresa, Integra Staffing.
Jeremy Ostermiller não precisou de uma carta para saber que a sua startup estava em apuros. Ele sabia que ela precisava ser rentável, porque havia investido seu último dinheiro, 500 dólares nela e, definitivamente não queria voltar a morar com os pais.
Um aumento ultra-rápido na lucratividade de suas respectivas startups pouparam Fish e Ostermiller de irem à falência. Desde então eles não olharam para trás.
Agora, 1 década depois e desfrutando de uma renda de 7 dígitos, com clientes Fortune500, a Integra Staffing é a terceira maior empresa de propriedade feminina de Charlotte, onde a startup é sediada.
Tentar iniciar um negócio em poucas semanas não é para qualquer um. E isso nem sempre é aconselhável. Mas sim, isso pode ser feito. Na verdade, o processo pode ser condensado em 10 dias.
Aqui está o que você pode aprender com Fish, Ostermiller e outros empreendedores que fizeram isso rapidamente.
Dia #1
Elabore um plano de negócios
Ao lançar a College Hunks Hauling Junk in 2004, o primeiro passo para os amigos Nick Friedman e Omar Soliman foi de tirar o pó do plano de negócios que tinham escrito na faculdade há alguns anos atrás.
O plano ajudou a transformar o investimento iniciar de 80 mil dólares em uma potência com cerca de 500 funcionários e 47 franquias norte-americanas.
Seja escrito no verso de um guardanapo, ou um documento altamente detalhado de 25 páginas, um plano de negócios é fundamental para iniciantes que procuram o caminho mais rápido para a rentabilidade.
Dia #2
Estude o mercado
A pesquisa de mercado é vital para uma startup. Você quer criar um cenário instantaneamente competitivo do mercado que você está entrando: como seus produtos ou serviços se comparam ao que estão no mercado, quem são seus clientes-alvo e quais os regulamentos e exigências que você precisa se submeter.
A ferramenta SizeUp do SBA fornece acesso a dados demográficos significativos, mapeando potenciais clientes, concorrentes e fornecedores, bem como a identificação de possíveis vias de publicidade.
Quando estava se preparando para lançar o National Storm Shelters, em 2010, o presidente da empresa Jeff Turner realizou uma pesquisa de mercado em feiras e manteve a discussão com concorrentes e potenciais clientes.
Isso confirmou o que seus instintos lhe disseram: que ele tinha um produto vencedor. A empresa que projeta, fabrica e instala acima e abaixo do solo quartos e abrigos contra tempestade foi rentável praticamente desde o primeiro dia e agora gera cerca de 1,5 milhões de dólares em vendas anuais.
Dia #3
Construa sua marca
A identidade da marca, incluindo seu nome e logotipo com aparência profissional pode trazer legitimidade de imediato, mesmo antes do lançamento.
Depois de ter a sua identidade visual, produza seus cartões e todos os itens de papelaria que você julgar necessário, como cartazes, malas diretas e folhetos de vendas.
Na maioria dos casos, as startups precisam de algum tipo de presença online para solidificar a sua presença. Não se esqueça de demarcar seu território nas mídias sociais, mesmo que você não as utilize inicialmente.
Dia #4
Incorpore o negócio
A natureza da startup determina a medida em que você deve contatar um advogado para incorporar marcas, ideias, produtos, formalizar acordos de parceria e etc.
Embora seja melhor deixar um advogado resolver essas questões jurídicas e complexas, você pode procurar ajuda online, ou ferramentas que diminuam os custos de um advogado.
Dia #5
Tenha uma estrutura enxuta
Com o relógio correndo contra o relógio, Ostermiller precisava de ajuda. Ele encontrou essa ajuda na Craigslist, contratando 2 estagiários não remunerados que ele imediatamente colocou para trabalhar – um sobre as vendas, outro nas operações – com a promessa de contratá-los em tempo integral depois de 90 dias, se tudo corresse bem.
Sem escritório ainda, os estagiários trabalharam em cafeterias, enquanto Ostermiller fazia a sua parte da cozinha de sua casa.
Para Fish, um modesto escritório espartanamente decorado com mobiliário usado foi suficiente.
Dia #6
Comece a vender
Buscar os lucros significa trazer vendas. Ostermiller e seus estagiários buscaram leads antes mesmo de terem lançado oficialmente sua empresa. O esforço de vendas de Fish começou com um networking incansável.
Para lançar as bases de marketing e vendas de sua startup, Friedman deixou as pessoas de suas redes sociais saberem sobre seu novo empreendimento.
Dia #7
Trabalhe a mídia
Para gerar buzz e vendas, faça das relações com a mídia uma prioridade. Como Turner e Friedman descobriram, a divulgação na mídia por um profissional pode ajudar no crescimento do negócio.
Dia #8
Pareça grande para ser grande
O sucesso muitas vezes é uma profecia auto-realizável. Então, pense e aja como se você fosse grande.
Crie, por exemplo, e-mails dos vários departamentos da sua empresa (marketing, administrativo, rh, venda, etc.) mesmo que você seja o responsável por todos eles. Isso pode ajudar a fazer as pessoas pensarem que a sua empresa já está estabelecida.
Fish por exemplo tomou um rumo diferente. Ela contratou uma recepcionista para dar um ar profissional para os seus prospects e ligações telefônicas.
Dia #9
Trabalhe sobre o seu negócio
Para os empreendedores em uma startup, o caminho mais rápido para a rentabilidade, muitas vezes significa trabalhar sobre o negócio a maior parte do tempo – pelo menos nos primeiros dias e semanas.
É uma batalha constante buscar clientes e entregar o trabalho que você prometeu a eles.
Quando a carga de trabalho do dia-a-dia do negócio se torna muito pesada, isso é um ótimo sinal. Significa que você tem clientes. Então é hora de pensar em tarefas como planejamento estratégico, contratação e planejamento de vendas.
Mas, antes de mais nada, concentre-se na geração de fluxo de caixa.
Dia 10
Dê uma festa
Com a base para o seu negócio estabelecida, convide sua rede de contatos, fornecedores, amigos, familiares, clientes e prospects para uma celebração de abertura para gerar buzz e boa vontade dentro de sua comunidade.
Fazer isso vai solidificar a sua imagem, dizendo às pessoas que você está aberto para os negócios.
Na festa, ganhe fôlego, saboreie um pouco de champanhe, faça um discurso agradecendo a todos que ajudaram e busque feedbacj de seus convidados.
Em pouco tempo, você criou seu primeiro focus group, que provavelmente irá fornecer-lhe uma longa lista de ajustes, ideias e melhorias que você pode começar imediatamente.
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Este artigo foi adaptado do original, “How to Start a Business in 10 Days”, da Entrepreneur.