Grande parte das empresas constroem um produto e depois tentam ganhar o mercado. Mas, será que essa abordagem está certa?
Enquanto muitas empresas iniciantes estão focadas em lançar mais rápido seus produtos e vende-los no mercado, existe uma abordagem diferente, voltada para a venda, e não apenas para o desenvolvimento.
Para a startup Alumnify, uma plataforma focada no engajamento de alunos, ainda falta aproximadamente 1 mês para o lançamento de seu produto.
Mas, em vez de se concentrarem no desenvolvimento real, a empresa está investindo o seu tempo em abordagens de vendas e conquista de clientes.
Para aquelas pessoas que acreditam que o produto é essencial para começar a vender, aqui estão algumas considerações do porque você deveria gastar menos tempo empurrando seu produto para o mercado e mais tempo vendendo o seu conceito.
Clientes fazem reuniões sem produtos
Isso pode parecer loucura, mas você vai se surpreender com o que vai acontecer se você pegar o telefone e dizer a seus clientes que eles têm problemas e demonstrar como o seu produto pode oferecer uma solução.
Para a Alumnify, essa atitude tem sido capaz de conseguir algumas reuniões, com 11 universidades, além de terem conquistado o primeiro cliente-piloto para o lançamento inicial da plataforma.
Tudo isso feito antes mesmo da demonstração do produto – que ainda não foi concluído.
Quando você é uma startup, muitas vezes você está competindo com empresas que têm um produto mais sofisticado do que o seu.
Quando você está lançando um produto que não foi totalmente desenvolvido, o foco sobre a sua visão será capaz de tornar a vida do empreendedor mais fácil.
Se você pode vender a sua visão para as pessoas, você pode estabelecer um vínculo o quanto antes para aproveitar quando o seu produto estiver pronto.
Os clientes podem ajudar no desenvolvimento
Para o seu primeiro cliente, a Alumnify não construiu uma demonstração com vários recursos que podem ser inúteis.
Em vez disso, eles pediram para a empresa dizer quais eram seus principais pontos de dor e usaram esse feedback em consideração ao criar o produto.
Com isso, a Alumnify não faz nenhuma alteração em sua plataforma a mens que tenham dados para apoiar a mudança.
A Alumnify acumula mais de 120 chamadas por dia, e independente de conseguir marcar uma reunião com uma universidade, fazem uma série de perguntas para tentar encontrar padrões de respostas.
Isso ajuda a não precisar pedir ao cliente informações ou ideias do que devem construir e, em vez disso identificam claramente o problema que eles estão tendo e usam a inovação para encontrar soluções para esses problemas.
Há um ciclo de feedback mais rápido
Muitas startups procuram classificar pessoas como tecnologia ou negócios. A Alumnify não trabalha dessa maneira, eles acreditam que todos devem estar vendendo.
A equipe de desenvolvimento precisa ter tempo para descobrir o que os clientes querem, antes de começarem a construir qualquer coisa.
A melhor maneira de se fazer isso é falar diretamente com clientes em potencial.
Ao colocar muito foco na compreensão de seus clientes e obter mais clientes, você consegue ser capaz de entrar em seu mercado e construir estudos de caso iniciais de como o seu produto está fazendo ajudando as pessoas a resolverem os problemas.
Isso permite que você percorra o ciclo de feedback do cliente mais rápido e mantenha o seu motor de arranque em movimento.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why You Should Sell First, Build Later”, da Entrepreneur.