Os MBAs são uma furada. Mas, se eles não podem nos qualificar, quem poderá nos ajudar?
Cursos universitários, MBAs e qualquer faculdade que as pessoas façam estão obsoletos, desperdício de tempo e dinheiro. Uma irrelevante receita para o fracasso…
Pelo menos é o que os empresários e capitalistas de risco estão dizendo. Então, qual é a próxima etapa?
Aprender o código do lean startup. As aceleradoras são a nova escola de resultados.
Há apenas um problema
Embora criar um produto e iniciar uma empresa nunca tenha sido tão fácil, a construção e manutenção de um negócio nunca foi tão difícil. E o lean não é tudo.
Isso significa que a educação empresarial nunca foi tão importante. Mas, primeiro todas as escolas alternativas e as empresas precisam aprender alguns truques novos.
O culto à inovação
Agora, a inovação é a coisa mais quente do mundo dos negócios. Busca no Google têm crescido quase 500% nos últimos 5 anos. Não são apenas os empresários que estão buscando essa informação.
De acordo com o The Wall Street Journal, a palavra inovação foi mencionada pelas empresas em seus relatórios 33.528 vezes, 64% a mais do que há 5 anos atrás.
Essa obsessão com as questões de inovação, porque isso vem mudando a forma como as empresas e pessoas funcionam.
Empresários e executivos estão começando a afastar-se de abordagens tradicionais de desenvolvimento de novos produtos e crescimento. E, a maioria dessas abordagens ultrapassadas estão intimamente associadas aos cursos universitários (principalmente MBAs).
Em vez disso, eles estão abraçando novos métodos de inovação, como o lean startup, aceleradoras e o growth hacking.
E em um mundo que, qualquer pessoa com 9 dólares pode aprender a trabalhar com o conceito lean startup, ninguém precisa de MBA, certo? Bem, não é tão simples assim.
O crescimento só está ficando mais difícil
Mesmo em tempos melhores, construir um negócio é difícil. Pelo menos 75% das startups falham no meio do caminho. Apenas 6% das startups crescem para 10 milhões em receita em 10 anos. Menos de 2% atingem a marca de 50 milhões.
Essa é uma marca difícil até mesmo para as grandes empresas.
2 a cada 3 produtos lançados por empresas estabelecidas falham em até 2 anos e apenas 9% das grandes empresas cresce acima dos 5%. De fato a esperança média de vida das empresas está em queda livre.
Esse índice agora é de apenas 15 anos. Isso significa que o jogo está ficando mais difícil.
Está ficando mais difícil porque o negócio está ficando mais complexo. Em 2020, algo como 60% do abastecimento das empresas vão vir de fora, elas vão produzir e vender mais fora de casa do que dentro de casa.
Isso inclui pequenas e grandes empresas e, podemos concluir assim que a economia global vai se tornar algo permanentemente turbulento e hiper-competitiva.
Enquanto a tecnologia e o método lean permitirem inovações disruptivas, elas raramente serão a razão pela qual novos lançamentos vão falhar.
Ser lean não é tudo
A lição aqui é que uma liderança forte e sólida na gestão sempre será essencial. A construção de um negócio real requer não apenas a criação das coisas, mas também levar as pessoas a pagarem por elas e pagar mais do que elas custam.
Para isso, porém, você precisa fazer mais do que definir uma visão e descobrir uma proposição de valor viável.
Você também precisa garantir recursos escassos, desenvolver equipes coesas, montar redes de colaboração e construir relações duradouras com os clientes.
Todas essas habilidades, também conhecidas como estratégias, finanças, contabilidade, recursos humanos, operações, marketing e vendas, não são completamente dirigidas pelo método startup lean.
Mas eles são exatamente o tipo de coisa que a educação formal, principalmente os MBAs podem desenvolver.
Infelizmente, ou felizmente, os críticos da educação formal estavam certos sobre uma coisa: o currículo e o MBA perderam seu peso.
Qual é o próximo passo?
Startups afirmam que estão relutantes em contratar acadêmicos e estudantes de MBA, porque eles não aprendem as técnicas que os empreendedores de hoje usam de verdade.
Mais e mais escolas de negócios estão revendo os seus programas. Eles estão enfatizando o empreendedorismo, proporcionando experiências mais flexíveis, personalizadas e globais.
E isso está funcionando.
Algumas startups estão se aquecendo para os MBAs. No entanto a educação empresarial ainda tem um longo caminho a percorrer.
A próxima geração de líderes
Para começar, as habilidades de negócios deve ser acessível a muito mais gente. E o MBA é apenas uma gota no balde. Aparentemente, a grande maioria de nós não são muito bons, com ou sem MBA.
Dois terços das empresas norte-americanas relatam uma escassez persistente de líderes talentosos. E esse sentimento é mútuo. Apenas 30-40% dos gerentes estão preparados para lidar com crises.
Por um lado, isso é provavelmente resultado de falta de formação ou desenvolvimento dentro de suas empresas. E o pior é que agora, isso tudo pode ser tarde demais.
A próxima geração de competências
Muito da educação empresarial ainda é baseada em ideias desenvolvidas para o século XX. No entanto, o mundo mudou muito.
Assim, os líderes de negócios de hoje precisam de novas competências para o futuro. A inovação e o empreendedorismo são apenas o começo.
Ao mesmo tempo, as empresas precisam de novas formas de pensar sobre o básico.
As organizações terão que se adaptar radicalmente suas culturas, estruturas, sistemas e processos, a fim de sobreviver à nova ordem mundial, garantem os consultores de segurança do Hay Group.
A próxima geração da educação
O mais importante é que a educação empresarial precisa ser mais prática. Se mover mais rápido, os líderes tendem a tomar mais decisões com informações mais relevantes.
O comportamento do consumidor, as equipes multiculturais, os mercados globais e os dilemas éticos são complicados, confuso e imprevisíveis.
Eles não se encaixam perfeitamente nos livros ou nos estudos de caso. Assim, os programas de MBA estão começando a criar experiências cuidadosamente treinadas, onde você realmente tem que entregar um produto ou uma solução, como parte de uma equipe e aplicar as habilidades de liderança e gestão nessa equipe.
No entanto, mercados, clientes e concorrentes estão em constante evolução. Para acompanhar a aprendizagem nos negócios também é preciso mudar a partir de um evento ocasional, uma atividade contínua e persistente.
Velocidade, agilidade e capacidade de adaptação tornaram-se requisitos para empresas de todos os tamanhos.
Não importa o quão lean ou inovadoras são, no entanto, a maioria das empresas não conseguem sustentar o crescimento. Portanto, a educação empresarial não pode desaparecer.
Na verdade, agora ela é mais importante do que nunca.
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Este artigo foi adaptado do original, “If MBAs are useless, we’re all in big trouble”, do Quartz.