Você quer promover a saúde em sua empresa? Aqui está como encorajar hábitos saudáveis
Tradicionalmente, as empresas muitas vezes oferecem incentivos financeiros ou uma programação educativa para incentivar seus funcionários a perder peso, parar de fumar, e serem mais saudáveis, em geral.
O problema com ambos os incentivos e programas é que ele assume que as pessoas estão agindo de maneira racional.
Que uma vez que aprendem que comer de maneira saudável é importante para que eles mudem os seus hábitos, ou uma vez que aprenderam que vão ganhar um bônus em dinheiro, eles vão fazer isso frequentemente.
A realidade é que muitas decisões que fazemos – se não todas – são irracionais, embora previsíveis.
É aí que vem a economia comportamental. É preciso que a previsibilidade se baseie em ajudar as pessoas a tomarem decisões mais saudáveis.
Uma boa estratégia é, em vez de oferecer a possibilidade de ganhar um prêmio em dinheiro, fazer os funcionários preencherem um formulário, com uma recompensa antecipada, e ameaçar retirá-la, caso a tarefa não seja realizada.
Assim, você antecipa a recompensa em troca do resultado, com a ameaça de que a recompensa pode ser retirada caso o resultado não seja alcançado.
O medo de perder vai fazer as pessoas irem até o final.
Da mesma maneira, muitas vezes os incentivos financeiros não são suficientes para fazer os funcionários atentarem para a sua saúde, mesmo quando eles são recompensados por isso.
O dinheiro tem seus limites, e pode se tornar um método insustentável para incentivar todas as ações que seus funcionários precisam de engajamento.
O medo de perder o que ganharam (como recompensa) pode afetar diretamente nesse resultado.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Encourage Your Employees to Be Healthy”, da Inc.