X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

sindrome de burnout
Vida Saudável

É possível evitar a Síndrome de Burnout?

Síndrome do esgotamento profissional atinge até 30% dos brasileiros


A Síndrome de Burnout – também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional – é uma disfunção conjuntural que sucede uma fadiga crônica de caráter físico, emocional e mental, em decorrência do excesso de trabalho. Há um bom tempo sendo estudada por pesquisadores, acadêmicos e psiquiatras, sua prevalência é mais comum do que imaginamos, e pode afetar profissionais em qualquer área ou segmento ocupacional. Causando um impacto clínico profundo com uma profusão de sintomas físicos e psicossomáticos, a Síndrome de Burnout afeta de forma muito negativa a vida pessoal e profissional do indivíduo que desenvolve a disfunção, obrigando-o a lidar com uma severa e progressiva precariedade que pode arruinar suas capacidades corporais e mentais. Em seu estágio mais avançado, não basta simplesmente tirar férias. É necessário acompanhamento médico contínuo, ostensivo e sistemático, além de repouso e uma abordagem mais equilibrada e suave com relação ao trabalho. O que pode ser, para o afetado, um desafio relativamente difícil de assimilar e colocar em prática, em função de sua relação patológica com a profissão.

Indivíduos com enorme probabilidade de desenvolver a disfunção são os profissionais demasiadamente perfeccionistas, e os centralizadores. O perfeccionista, que gosta de esmiuçar todos os pormenores, deixar tudo impecável, perfeito, magnífico, nos mínimos detalhes, até que o projeto, a tarefa ou o trabalho em questão se torne compatível com o seu exagerado e muitas vezes inalcançável nível de excelência – o que pode ser indicativo de outro distúrbio, o famoso TOC – e o centralizador, aquela pessoa que está em uma posição de comando, mas nunca delega tarefas, preferindo fazer tudo sozinha, além de concentrar uma enorme quantidade de afazeres sobre ela mesma – são dois perfis profissionais de risco, que encontram-se altamente habilitados a desenvolver a síndrome. Muitas vezes, indivíduos com este perfil estão tão profundamente inseridos em suas respectivas tarefas, obrigações e atividades, que são incapazes de perceber quando atravessaram a linha divisória de um profissional competente, dedicado e zeloso para um workaholic compulsivo, obsessivo e obstinado, que vive exclusivamente para o trabalho.

Quais são os principais sintomas?

É relativamente fácil identificar pessoas que sofrem da Síndrome de Burnout, embora muitas vezes elas não vão admitir – nem para elas mesmas, nem para os outros –, que tem o problema. Indivíduos que sofrem com a disfunção estão sempre trabalhando: trabalham à noite, nos feriados, nos finais de semana, durante a madrugada, e levam trabalho para casa, mesmo quando não é necessário. Expressam certa irritabilidade – às vezes de forma exagerada e agressiva – quando são perturbados ou interrompidos, tem dificuldade de concentração, evitam interação social e participação em reuniões, preferindo responder e-mails e mensagens eletrônicas, bem como trabalhar mais isoladamente do que em grupo, não lidam bem com críticas ou opiniões divergentes, e posteriormente, conforme a condição se agrava, desenvolvem sintomas psicossomáticos, como distúrbios do sono, distúrbios gastrointestinais, problemas digestivos, e até mesmo ansiedade aguda, além de uma enorme multiplicidade de outros sintomas, que invariavelmente irão comprometer a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo afetado. No entanto, em virtude da singularidade de cada caso, além da possibilidade de comorbidades, é fundamental procurar ajuda médica especializada para o tratamento. Automedicação não é recomendável sob nenhuma hipótese ou circunstância.

Têm cura?

A Síndrome de Burnout não é uma doença gravíssima, embora possa comprometer de maneira drástica a capacidade funcional de um indivíduo em seus estágios mais avançados, com complicações dramáticas em sua vida pessoal e profissional. Apenas um eficaz acompanhamento médico, com a prescrição de medicamentos adequados, além de terapia quando necessário, pode reverter o quadro clínico, e reinserir o indivíduo dentro de um saudável padrão de normalidade, depois de meses – ou até anos – de tratamento. Se não tratado, no entanto, a Síndrome de Burnout pode converter a vida do indivíduo que sofre da disfunção em um terrível e dramático inferno, onde fadiga crônica, ansiedade constante, aflição e angústia – além de um quadro muito amplo de distúrbios somáticos – pode levar o profissional a uma profunda e irreversível deterioração. Por essa razão, devemos estar atentos a pessoas que apresentam estes sintomas, e oferecer a ajuda necessária.

A Síndrome de Burnout pode se desenvolver lentamente, ao longo de um período de vários anos, de uma forma quase invisível, e de maneira bem gradual. Pode acometer indivíduos incautos, que alimentam elevadas expectativas com relação a uma determinada profissão, mas sofrem um choque de realidade quando percebem que o trabalho pelo qual tanto lutaram não corresponde àquilo que haviam idealizado. Então, para atingir a satisfação, a remuneração e a notoriedade com a qual sonharam, percebem que devem se dedicar mais, se esforçar mais, se empenhar mais. E isso pode desencadear a síndrome de uma forma fatídica e dilacerante. Estudos médicos apontaram igualmente que fatores genéticos podem desempenhar um elemento preponderante para desencadear a disfunção. Não obstante, é importante salientar que, na maioria dos indivíduos, a Síndrome de Burnout começa de forma muito suave e sutil, e são necessários vários anos de progressão gradual da doença para que ela se torne estafante, prejudicial e corrosiva. Infelizmente, em função de ser especialmente difícil detectá-la durante o estágio inicial, prevenir a sua evolução é quase impossível. A síndrome torna-se extremamente perceptível apenas quando passou a dominar todos os aspectos da vida do indivíduo afetado, deixando-o profundamente depressivo e angustiado, e completamente envolvido em uma vida profissional que, ao invés de deixá-lo contente e realizado, o consome de uma forma intensamente desgastante e fatídica.

Por essa razão, é extremamente importante que estejamos todos plenamente cientes desta terrível disfunção, e de como ela prejudica drasticamente a vida de um indivíduo afetado. Assim, estaremos aptos a detectar pessoas em nosso círculo pessoal ou profissional que manifestarem tais sintomas, e podemos, então, nos dispor a ajudar. A vida profissional tem seus desafios, é verdade. Mas acima de tudo, nosso trabalho deve ser fonte de realização e contentamento, e não de desgraça, ansiedades, angústia, aflição e complicações para a saúde física e mental. Conscientizar-se sobre a Síndrome de Burnout – também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional – pode beneficiar todos os colaboradores em nosso local de trabalho, deixando-os devidamente alertas e prevenidos com relação ao problema.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot