A sua alimentação pode aumenta o poder do seu cérebro. Veja como ingerir os alimentos certos para isso
Comer bem é importante para sua saúde física e mental, já que o nosso cérebro precisa de nutrientes, assim como o coração, fígado ou músculos.
Você pode ajudar o seu cérebro ficar afiado, seguindo alguns hábitos alimentares saudáveis. Aqui está o que você precisa saber.
#1. Coma vários legumes e frutas coloridas
Tente comer frutas e vegetais com uma variedade de cores naturais. As cores diferentes indicam diferentes perfis nutricionais.
- Frutas e legumes vermelhos muitas vezes são repletos do antioxidante licopeno, que ajuda o corpo a produzir a vitamina A. Tomate, melancia, repolho roxo, cerejas e beterrabas são boas escolhas.
- A maioria das frutas e legumes amarelos e alaranjados, como cenoura, toranja, limão, manga, mamão, abóbora, batata doce e abacaxi são ricos em betacaroteno, que pode proteger a visão, assim como manter seus dentes e ossos saudáveis.
- Frutas e vegetais brancos, incluindo bananas, couve-flor, alho, gengibre, cogumelos, batata, cebola e milho branco, contêm grande quantidade de fibras dietéticas, ajudando a manter um nível saudável de colesterol e também pode reduzir o risco de doença cardíaca.
- Verduras e frutas verdes são envoltos com toneladas de nutrientes, que são essenciais para proteger seu corpo por estimular o sistema imunológico, combatendo os radicais livres prejudiciais, reduzindo a pressão arterial e os riscos de câncer. Adicione mais dessas verduras e frutas em sua dieta base, como brócolis, pepino, feijão verde, repolho verde, kiwi, espinafre, ervilha e abobrinha.
#2. Ingira gorduras boas
Seu cérebro é composto principalmente de gordura, por isso uma dieta com gorduras ricas e saudáveis é importante para otimizar sua função cerebral.
Então, como escolher as “gorduras boas”?
Os especialistas sugerem que as pessoas comam mais alimentos ricos em ômega-3: sementes, nozes e peixes de água fria são bons para a saúde, tais como sementes de linhaça, sementes de girassol, nozes, sementes de Chia, salmão, sardinha, cavala, arenque e peixe defumado.
#3. Inclua especiarias em sua dieta
Ervas e especiarias não só adicionam sabor a sua comida, na verdade, eles são muito úteis para reforçar sua capacidade intelectual e melhorar a sua memória.
Algumas especiarias e ervas podem fazer mais pela sua saúde do que você pensa:
- A cúrcuma contém curcumina, essa química tem demonstrado reduzir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer.
- O tomilho é ótimo em melhorar sua função cerebral. Os óleos voláteis do tomilho podem aumentar os níveis de ômega-3, os ácidos graxos no cérebro, que são importantes por melhorar a memória e sua capacidade de aprendizagem.
- O alecrim faz bem no combate contra os danos dos radicais livres no cérebro, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
- A noz-moscada pode melhorar a sua capacidade cerebral devido ao composto chamado myristicina, que é conhecido por prevenir o mal de Alzheimer. A noz-moscada reduz o estresse e ajuda no combate à depressão. Se você está sofrendo de depressão ou ansiedade, a noz-moscada pode ajudar.
Além disso, a canela, o cravo, o manjericão, o orégano, a sálvia e o alho também são ótimos para manter o cérebro afiado. Adicione-os em sua dieta.
#4. Fique longe de alimentos que prejudicam o cérebro
Se você está com uma função cerebral baixa, então é hora de remover alguns alimentos de sua dieta.
Comece pelos alimentos ricos em açúcar, junk food, alimentos processados, frituras, alimentos salgados e gorduras trans. Além disso, se você ingere bebidas alcólicas, , então tente limitar a sua ingestão.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Healthy Food Habits to Boost Your Brain Power”, do NaturalNews.