X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Vida Saudável

Hábitos alimentares saudáveis para aumentar o poder do seu cérebro

Hábitos alimentares saudáveis para aumentar o poder do seu cérebro

A sua alimentação pode aumenta o poder do seu cérebro. Veja como ingerir os alimentos certos para isso


A sua alimentação pode aumenta o poder do seu cérebro. Veja como ingerir os alimentos certos para isso

Comer bem é importante para sua saúde física e mental, já que o nosso cérebro precisa de nutrientes, assim como o coração, fígado ou músculos.

Você pode ajudar o seu cérebro ficar afiado, seguindo alguns hábitos alimentares saudáveis. Aqui está o que você precisa saber.

#1. Coma vários legumes e frutas coloridas

Tente comer frutas e vegetais com uma variedade de cores naturais. As cores diferentes indicam diferentes perfis nutricionais.

  • Frutas e legumes vermelhos muitas vezes são repletos do antioxidante licopeno, que ajuda o corpo a produzir a vitamina A. Tomate, melancia, repolho roxo, cerejas e beterrabas são boas escolhas.
  • A maioria das frutas e legumes amarelos e alaranjados, como cenoura, toranja, limão, manga, mamão, abóbora, batata doce e abacaxi são ricos em betacaroteno, que pode proteger a visão, assim como manter seus dentes e ossos saudáveis.
  • Frutas e vegetais brancos, incluindo bananas, couve-flor, alho, gengibre, cogumelos, batata, cebola e milho branco, contêm grande quantidade de fibras dietéticas, ajudando a manter um nível saudável de colesterol e também pode reduzir o risco de doença cardíaca.
  • Verduras e frutas verdes são envoltos com toneladas de nutrientes, que são essenciais para proteger seu corpo por estimular o sistema imunológico, combatendo os radicais livres prejudiciais, reduzindo a pressão arterial e os riscos de câncer. Adicione mais dessas verduras e frutas em sua dieta base, como brócolis, pepino, feijão verde, repolho verde, kiwi, espinafre, ervilha e abobrinha.
Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável.

Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável.

#2. Ingira gorduras boas

Seu cérebro é composto principalmente de gordura, por isso uma dieta com gorduras ricas e saudáveis ​é importante para otimizar sua função cerebral.

Então, como escolher as “gorduras boas”?

Os especialistas sugerem que as pessoas comam mais alimentos ricos em ômega-3: sementes, nozes e peixes de água fria são bons para a saúde, tais como sementes de linhaça, sementes de girassol, nozes, sementes de Chia, salmão, sardinha, cavala, arenque e peixe defumado.

#3. Inclua especiarias em sua dieta

Ervas e especiarias não só adicionam sabor a sua comida, na verdade, eles são muito úteis para reforçar sua capacidade intelectual e melhorar a sua memória.

Algumas especiarias e ervas podem fazer mais pela sua saúde do que você pensa:

  • A cúrcuma contém curcumina, essa química tem demonstrado reduzir o risco de desenvolver o mal de Alzheimer.
  • O tomilho é ótimo em melhorar sua função cerebral. Os óleos voláteis do tomilho podem aumentar os níveis de ômega-3, os ácidos graxos no cérebro, que são importantes por melhorar a memória e sua capacidade de aprendizagem.
  • O alecrim faz bem no combate contra os danos dos radicais livres no cérebro, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • A noz-moscada pode melhorar a sua capacidade cerebral devido ao composto chamado myristicina, que é conhecido por prevenir o mal de Alzheimer. A noz-moscada reduz o estresse e ajuda no combate à depressão. Se você está sofrendo de depressão ou ansiedade, a noz-moscada pode ajudar.

Além disso, a canela, o cravo, o manjericão, o orégano, a sálvia e o alho também são ótimos para manter o cérebro afiado. Adicione-os em sua dieta.

#4. Fique longe de alimentos que prejudicam o cérebro

Se você está com uma função cerebral baixa, então é hora de remover alguns alimentos de sua dieta.

Comece pelos alimentos ricos em açúcar, junk food, alimentos processados, frituras, alimentos salgados e gorduras trans. Além disso, se você ingere bebidas alcólicas, , então tente limitar a sua ingestão.

Fique longe de junk food. Elas irão fazer muito mal a você.

Fique longe de junk food. Elas irão fazer muito mal a você.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Healthy Food Habits to Boost Your Brain Power”, do NaturalNews.

Comente este artigo

Populares

Topo