X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

6 dicas para praticar a inovação em qualquer tipo de negócio


O artigo de hoje foi mandado por Alice Sosnowski, jornalista, especialista em empreendedorismo e inovação, autora do blog “O Pulo do Gato

Um dos mantras utilizados na gestão hoje é a inovação. Sejam em empresas grandes, pequenas, micro ou até multinacionais: inovar passou a ser indispensável para quem quer crescer – e sobreviver  – no mercado.

Muitos falam, mas poucos esclarecem: afinal, o que é inovação no dia-a-dia?

Como posso inovar na minha empresa que já tem tantas urgências? Preciso entender de tecnologia de ponta, fazer benchmarking com a concorrência, pesquisar tendências, etc?

Os mais pessimistas até diriam “Impossível! Se não consigo nem atender meus clientes atuais, como vou inovar? Isto é só para quem pode!”.

É aqui que está o grande erro de quem descarta a inovação como uma ferramenta extremamente útil e eficaz para o negócio. E digo para qualquer negócio, independente da natureza da atividade ou do tamanho da empresa.

A importância da inovação

A inovação é algo que pode acelerar o seu negócio

Entender a lógica da inovação é o primeiro passo para tirar benefícios dela. Seguem abaixo algumas dicas valiosas para quem pretende inovar e ver resultados concretos e duradouros:

1. Use os recursos disponíveis que você  tem
Pode ser pouco, mas é com eles que você irá avançar para conseguir mais e melhores recursos no futuro.

2. Crie metas mensuráveis
Economizar 10% na conta de luz sem afetar a produção, melhorar o atendimento e pedir feedback dos clientes, ativar novos canais de vendas e fechar negócios por meio deles, etc.

É fundamental estabelecer metas objetivas e que podem ser medidas.

3. Observe!
E  anote todos os dias defeitos e melhorias que poderiam ser feitos no negócio. Ao menos uma vez por mês faça um levantamento de tudo o que está escrito.

Os mais recorrentes serão os primeiros alvos a serem atingidos.

4. Compartilhe com funcionários, clientes e fornecedores a sua intenção
Peça sugestões dos consumidores, incentive iniciativas dos colaboradores e cobre novas alternativas dos parceiros.

Ninguém faz inovação sozinho, mas alguém tem que dar o empurrão para que todos se movimentem.

5. Comece já!
Se a cada dia, você der um passo, mesmo que pequeno, no final do ano serão 365 passos rumo ao sucesso.

6. E, por fim, pratique!
Inovação é como exercício físico. Tem que ser feito constantemente para que se pegue o jeito e o gosto.

Uma vez internalizado na empresa, o ato de inovar passa a ser uma constante e uma eterna fonte de renovação para o seu negócio.

Se você considera que tem potencial para inovação, mas te faltam ideias, recomendo muito conferir o artigo Como gerar ideias inovadoras.

Você também vai gostar de ler:


  1. A importância da inovação

    7 conceitos fundamentais para quem pensa em inovar

    Através de uma parceria que fechamos com o Santander, teremos uma coluna mensal no Portal Santander Empreendedor e eles terão … Continuar lendo


  2. volunteer -holding-back

    7 perguntas para ver se você está travando a inovação

    A dica de hoje foi dada por Annie Mueller no portal Young Entrepreneur Você é um empreendedor ou um freelancer? Quanta … Continuar lendo


  3. Father and daughter.

    10 mandamentos para promover a inovação

    A dica de hoje foi dada por Bernardo Porto em seu blog. Reconheça os mais criativos Assuma riscos consideráveis Vença … Continuar lendo

cc Z htHqWkQ

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot