X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Amazon disputa posse do domínio .amazon com Brasil e Peru


De quem é a terminação de domínio .amazon? Para a ICANN ele pode pertencer à Amazon, que pediu o registro do endereço. Mas Brasil e Peru questionam a empresa e acham que ele devia ser usado para interesses públicos em promover a Amazônia.

Com apoio de outros países sul-americanos – Bolívia, Equador e Argentina – Brasil e Peru enviaram uma notificação para a ICANN sobre o uso do domínio. O documento se baseia na antiga briga de interesses públicos x interesses privados.

Conceder o direito exclusivo deste gTLD [nome de domínio genérico de nível superior] para uma companhia privada iria impedir o uso do domínio para fins de interesse público relacionados à proteção, promoção e divulgação de questões relacionadas ao bioma da Amazônia, além de dificultar o possível uso desse domínio para congregar páginas relacionadas à população que habita esta área geográfica.

O maior problema para a Amazon é que a empresa colocou dinheiro no pedido de registro de domínio. A entrada no processo de registro custou US$ 185 mil aos seus cofres e agora ela receberia 80% do valor de volta – US$ 148 mil – caso volte atrás no seu pedido. É pouco provável que ela desista de registrar: a Amazon gostaria de ser uma das poucas empresas com um domínio igual ao seu nome, e provavelmente não  quer perder dinheiro.

Mas a Amazônia é um bem natural muito mais valioso do que a Amazon, uma empresa privada com 18 anos de existência. A importância da floresta amazônica para a humanidade é muito maior do que a da Amazon, e a internet pode ser fundamental para ajudar na sua preservação. Só que infelizmente não vivemos em um mundo ideal e os interesses privados normalmente se sobrepõem aos públicos.

Desde que a ICANN abriu a possibilidade de empresas registrarem gTLDs globais ela tem enfrentado alguns problemas. Algumas companhias tentam registrar endereços genéricos – a própria Amazon quer o .book e .store – e alguns países questionam o uso deles.

A Austrália, por exemplo, pediu que as empresas que conseguirem o controle dos domínios devem se comprometer a permitir que terceiros também façam uso deles. Assim, de acordo com a proposta australiana, tanto a Amazon poderia usar o gTLD .amazon para seus interesses econômicos quanto Brasil e Peru poderiam fazer uso dele para promover a Amazônia. Não é a solução ideal, mas parece algo bem mais possível de acontecer do que a Amazon simplesmente desistir do pedido. [G1, Foto: Artur Couto/Flickr]

df di
df k zgzjrtyV

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot