X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Astrônomos descobrem planeta potencialmente habitável em estrela próxima ao Sistema Solar


Isso é realmente animador: uma equipe internacional de astrônomos descobriu que Tau Ceti, a estrela semelhante ao Sol mais próxima de nós, tem cinco planetas. E o mais importante: um desses planetas orbita na zona habitável em torno da estrela.

A Tau Ceti fica relativamente próxima da Terra, a 12 anos-luz de distância. Isso é perto o bastante para podermos vê-la a olho nu durante a noite.

No entanto, como até mesmo a sonda Voyager 2 – no espaço há 35 anos – só percorreu 0,002 anos-luz rumo ao espaço interestelar, talvez não seja tão fácil se mudar para esse planeta.

A representação artística acima mostra os cinco planetas cujas massas variam entre 2 a 6 vezes a massa da Terra. Os astrônomos, que usaram mais de seis mil observações e três instrumentos diferentes para reunir os resultados, dizer que este é “o sistema planetário de menor massa já detectado.”

Esta é uma descoberta importante, pois mostra mais uma vez que quase todas as estrelas têm planetas – precisamos apenas refinar os equipamentos na Terra para encontrá-los. De acordo com o professor de astronomia e astrofísica da UC Santa Cruz, Steve Vogt, um dos autores do estudo que será publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics: “esta descoberta está de acordo com a nossa visão emergente de que praticamente todas as estrelas têm planetas, e de que a galáxia deve ter muitos desses planetas potencialmente habitáveis do tamanho da Terra”.

Mas há algo curioso: o universo parece, em geral, dar origem a sistemas com planetas de órbita menor que 100 dias. De acordo com Vogt, “isso é muito diferente de nosso próprio sistema solar, onde não há nada com essa órbita além de Mercúrio. Então o nosso sistema solar é, em certo sentido, meio que uma aberração, por não ser o tipo mais comum de sistema que a Natureza cria”. Será que a existência de vida na Terra também é uma aberração?

Todas essas evidências soam bem impressionantes. Com uma estimativa de 100 bilhões de estrelas só na Via Láctea, e mais outros bilhões de galáxias no universo, a probabilidade estatística de planetas cheios de vida como o nosso parece enorme. O próximo desafio é investigar onde ela seria possível – e descobrir como visitar lugares tão distantes assim. [UCSC]

baa pN ustaKE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot