X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Até ontem, estávamos totalmente enganados sobre o formato do Sol


Há tempos, a humanidade achava que o formato do Sol variava ao longo de seus ciclos solares de 11 anos. Segundo a teoria, forças magnéticas intensas deixavam o Sol tão maleável como aquelas bolinhas anti-stress. Era uma boa teoria, sustentada por décadas em dados.

Só que ela estava totalmente errada.

Na verdade, Jeffrey Kuhn e sua equipe na Universidade do Havaí em Pukalani descobriram que o formato do Sol nem varia. Ele é mais redondo do que imaginávamos, e ao mesmo tempo mais achatado – com um equador amplo e uma distância menor entre os polos. E, acima de tudo, seu formato é bastante consistente. Nossa orbe é resistente.

Mas o choque não é apenas saber que o formato do Sol é estável. É que o formato é estranho: ele é redondo até demais, considerando tudo o que conhecemos sobre ele. Como Kuhn explica à Space.com:

“É um fato peculiar que o Sol seja um pouco redondo demais para concordar com o que sabemos sobre sua rotação, mas também é uma pista importante para resolver um mistério de longa data”, diz Kuhn.

“O fato de que ele é redondo demais significa que há outras forças criando esta forma redonda. Nós provavelmente entendemos mal como funciona a turbulência de gases no Sol, ou como o Sol organiza o magnetismo que só podemos ver na superfície. Encontrar problemas em nossas teorias é sempre emocionante, já que é a única forma de aprendermos mais.”

Quanto mais descobrimos sobre o Sol, mais descobrimos como ele afeta a Terra.

A parte mais divertida disso tudo, no entanto, talvez seja como nós descobrimos o erro. Os pesquisadores usaram dados da sonda Solar Dynamics Observatory, da NASA. A sonda tem uma vantagem: ela está no espaço. E parece que as mensurações na Terra estavam distorcidas por causa da nossa atmosfera.

Bem, resolvemos mais um mistério do espaço. A seguir: descobrir que existe vida em Marte. [Space]

Crédito da imagem: NASA

d di
d GW dgMSftcw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot