X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Chegou a era do hiperconsumidor: o consumidor Centauro


Nessa nova era da hiper-conectividade em que todos podem estar online a qualquer momento e em qualquer parte do mundo, o modo de pensar sobre o consumidor se alterou. Mas quem é esse novo consumidor? Como ele se comporta? O que ele deseja?

Algumas teses definem o novo consumidor como uma pessoa resultante da convergência entre online e off-line. É um “consumidor Centauro”, não se considera um e-consumidor, tampouco pode ser classificado como um consumidor tradicional. São pessoas que buscam exclusividade e personalização, mas também compram produtos de prateleiras. Querem interação social e participam de comunidades virtuais, mas não deixam de se encontrar com os amigos em locais físicos. Desejam opções variadas de canais de compras, têm sede por competitividade de valor e utilizam diferentes meios para obter informações e tomar melhores decisões.

Estes novos consumidores atuam em múltiplos canais sem perda de tempo. Combinam necessidades e comportamentos humanos com novas atividades online. São como o Centauro da mitologia grega – metade humano e outra metade animal, um cavalo correndo com pés rápidos da nova tecnologia e, no entanto, possuindo e mantendo o mesmo antigo e imprevisível coração humano. Esse consumidor é uma combinação do tradicional e do ciber, do racional e do emocional, da comunicação por fio e da presença física

Tal como o consumidor Centauro, que utiliza a tecnologia para tornar sua vida mais dinâmica, o famoso pensador Lipovetsky defende que esta é uma era marcada pela exigência de eficácia e rapidez e pela preocupação obsessiva de ganhar tempo. Dentro desse contexto, surge o “hiperconsumidor”, um indivíduo apressado, para o qual o fator tempo se tornou um referencial interessante.

Essas pessoas desejam a acessibilidade dos produtos, das imagens e da comunicação a toda hora do dia e da noite, há uma valorização de desejos e comportamentos cujos prazeres sensoriais e estéticos resultam no bem-estar. Essas sensações corporais exigem uma temporalidade lenta, qualitativa e sensualista. Tudo isso pode ser uma estratégia destinada a aproveitar melhor outros momentos da vida. Será?

Por Roberta Schaffer, profissional de comunicação pós-graduada em marketing digital pela UFPR com mais de 5 anos de experiência no mercado. Atualmente trabalhando em Londres para a empresa BaseKit.

O post Chegou a era do hiperconsumidor: o consumidor Centauro apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot