X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Viver é um constante teste de validação de premissas


Atualmente estou fazendo testes de validação em quatro negócios em paralelo. Quatro ideias que tive, mas que antes de torná-las realidade, resolvi praticar o ensinamento básico para criação de empresas enxutas (ou lean startups) e marketing digital que é o “validation test” (ou teste de validação). Neste processo de validação das minhas premissas de negócio, descobri o real significado do trabalho com inteligência e enfrentei alguns sentimentos interessantes que provavelmente devem passar pelo coração de outros empreendedores e que gostaria de compartilhar com você neste post.

validation-test

Assumindo as incertezas

Uma das coisas mais interessantes que notei ao colocar meu teste de validação à prova, foi ter de assumir que talvez eu estivesse errado. Apesar de eu sempre sugerir por aqui que é muito importante testarmos nossas premissas antes de investirmos em um negócio, colocar aquela ideia “fantástica” à prova sabendo que ela não pode ser aceita pelo mercado é algo doloroso para o dono da ideia. Eu senti esta “dor” estes dias justamente na validação de um produto para estes site (o meu projeto mais amado) e pude concluir que o fato desta “dor” ter existido é que eu, criador e futuro consumidor da ideia, gostei tanto dela que não era possível que outras pessoas não fossem querer também. Cheguei a pensar que não era sequer necessário testar a demanda do mercado, tamanho o valor que eu enxergava na ideia. Ora veja você, um cara que já fez vários testes na vida e que já acertou e errou tantas vezes estava ainda se apaixonando cegamente por uma ideia genial que ele teve! Isso não podia estar acontecendo, mas aconteceu.

Evidentemente, pela minha experiência, segurei a onda e resolvi verificar a demanda pela minha ideia genial, percebendo que o que me motivava a burlar esta “lei” era o fato de eu querer trabalhar na minha ideia somente por trabalhar. Soou o alarme, congelei.

Trabalho duro e burro

Por pouco não comecei a empreender em um trabalho duro e burro como já fiz tempos atrás onde por gostar do que estava fazendo, passava por cima dessas leis primordiais do marketing. Às vezes, nós gostamos tanto de trabalhar naquilo que fazemos, que nos esquecemos (ou queremos esquecer) que precisamos vender o nosso trabalho, fruto das nossas brilhantes ideias para alguém. É como ficar louco de paixão por aquela pessoa maravilhosa e querer arriscar tudo por ela como se ainda tivesse dezessete anos de idade. Não podemos nos deixar levar pelas paixões, até mesmo pelas nossas próprias ideias ou pelo nosso próprio trabalho.

Foi assim que resolvi me informar mais sobre o que eu pretendia fazer, me conectando a pessoas que já tinham feito aquilo que eu já fiz ou que pelo menos já haviam lido a respeito, ou consultando blogs, vídeos e livros na internet. Segurei a onda de verdade, aperfeiçoei minhas estratégias e domei meus cavalos que queriam correr por aí se enfiando em qualquer trabalho só porque gostavam dele.

Confrontamos nossas certezas a todo o momento

Essa pequena experiência inicial me lembrou do fato que viver é um confronto constante com as nossas certezas. Percebo isso não só na minha vida, mas também na vida das pessoas com as quais converso e dos meus clientes tanto de negócios como de tecnologia. Somos nós, ou melhor, nossas cabeças que determinamos as premissas pelas quais vivemos. Assumimos que nossas ideias são boas com base nas nossas paixões por elas e vamos em frente, de cabeça baixa, sem olhar para trás. Não sei se isso já passou pela sua cabeça, mas você já se questionou a respeito de quantas burradas você fez porque simplesmente se apaixonou por algo? Um carro, uma empresa, um trabalho, uma pessoa, etc? Que essa burrado não sofreu nenhum teste de validação e por conta disso e dos efeitos de persuasão que nós mesmos nos impomos seguimos burramente adiante até que a crise se instaurasse? Quando penso nisso, quero fazer uma lavagem cerebral para deixar minha mente limpinha e brilhante, sem preconceitos.

A vida é uma experiência e a analogia de um jogo de vídeo-game cabe bem aqui. Estamos controlando um personagem que tem desejos e paixões de querer fazer isso ou aquilo a qualquer custo. Esse personagem já se acostumou também a executar tarefas de determinadas formas e procura as mesmas experiências confortáveis que sempre teve em todas as áreas da vida. Se nós não validarmos as premissas de comportamento dos nossos personagens, eles irão sair pelo mundo afora sem controle fazendo aquilo que sempre fizeram com base nas suas paixões e não no seu raciocínio.

O trabalho inteligente comanda. O burro, é comandado.

Perceba por um momento se aquilo que você está fazendo atualmente é um trabalho burro ou inteligente. Se estiver fazendo uma atividade por obrigação, necessidade ou paixão, provavelmente está executando um trabalho burro, pois o trabalho está sob o comando das suas necessidades. Já se estiver fazendo um trabalho que tem um fim, um propósito, que gera resultados para você e para os outros e que você se sente bem e ganha bem fazendo isso que faz, então está fazendo um trabalho inteligente.

Infelizmente, para que a “massa” fique sob controle é preciso instaurar um hábito comum na sociedade de manter-se em movimento mesmo que não se saiba para onde se está indo. Colaborando com este hábito ainda está o mito de que o trabalho é algo ruim e que deve ser feito de maneira dura e firme para que dê certo em oposição a realidade de que cada vez mais nascem empreendedores que fazem menos com um melhor nível de resultado.

Está aí um bom livro para lançar: Vida Enxuta – Como as pessoas de hoje usam a inovação contínua para criar radicalmente uma vida de realizações! (Parafraseando o título do livro The Lean Startup)

O post Viver é um constante teste de validação de premissas apareceu primeiro em Insistimento.

b insistimento d WdqtTZIU

b PUeTXaIx

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot