X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como montar uma loja virtual? As respostas para as maiores dúvidas


Apesar de trabalhar na Empreendemia há um tempo, tenho alguns projetos paralelos com outros amigos. O mais recente deles é a fabricação e venda de brownies.

O negócio começou bem simples, mas como – modéstia parte – o brownie é muito bom, começamos a vender cada vez mais. Chegou num ponto onde as pessoas queriam fazer encomendas e pagar com cartão de crédito. Então logo pensei:  vamos criar uma loja online!

A partir dessa decisão surgiram algumas dúvidas muito básicas – porém bem importantes – que eu imagino que sejam muito comuns para quem pretende montar sua loja virtual. Pesquisei um pouco, tirei as dúvidas e procurei alternativas para montar a loja.

Por ser parceira do Empreendemia, resolvi testar a Loja Integrada e gostei bastante (inclusive é a plataforma que realmente usei para construir a minha loja virtual). Por esse motivo, algumas respostas e dicas vão dar exemplos da minha experiência com a Loja Integrada, mas recomendo e encorajo você a sempre testar mais de uma plataforma e ver qual funciona melhor para o que você precisa.

No final das contas foi bem fácil montar a loja. Deu tempo até de descansar um pouco depois.

No final das contas foi bem fácil montar a loja. Deu tempo até de descansar um pouco depois.

A primeira pergunta foi: preciso desenvolver uma loja do zero?

Não (ufa!). Se o seu projeto de loja virtual não for algo extremamente complexo (como os maiores e-commerces por ai), existem várias ferramentas para montar lojas virtuais que são muito fáceis e eficientes.

Um detalhe importante é que além da loja tradicional, eu queria uma ferramenta que também fizesse uma loja virtual dentro do facebook para ficar atrelada a minha fanpage. Pelo menos com a Loja Integrada isso foi bem fácil de fazer.

– Nessas ferramentas prontas consigo colocar o meu próprio endereço (domínio)?

Sim! Para minha grata surpresa , vi que é bem fácil também. Geralmente ao fazer seu cadastro, você já recebe um endereço padrão (no caso da Loja Integrada é nomedaloja.lojaintegrada.com.br), mas se quiser um endereço mais bacana (estilo www.nomedasualoja.com.br), basta comprar o domínio. As plataformas já ensinam como atrelar esse endereço à sua loja.

Você pode comprar o seu próprio domínio em sites como Registro.br, Uolhost e Locaweb. Se você é igual a mim que não manja quase nada disso, prefira empresas brasileiras que registram domínio para ter um suporte mais fácil.

– É complicado receber pagamentos online? Como integra isso com a loja?

Para facilitar a vida do seu cliente e a sua, prefira as plataformas que já são integradas à plataformas de pagamento conhecidas como Pagseguro, Paypal ou b! Cash. Assim você consegue receber pagamentos através de todos os cartões de crédito, boletos, sem precisar se preocupar com segurança ou muitas configurações.

Na minha loja de brownies eu coloquei pagamento através do Paypal e Pagseguro. Para o Paypal bastou eu colocar meu email cadastrado, enquanto no Pagseguro só precisei logar e autorizar receber pagamento via Loja Integrada. Bem tranquilo.

– Quanto custa manter a loja online? É caro?

Não! Dependendo da sua necessidade pode ser até de graça. Algumas plataformas cobram comissão de vendas dos produtos, enquanto outras cobram mensalidades.

A dica é: se você tem uma estrutura pequena ou começou sua loja agora, procure as opções gratuitas (mesmo que mais limitadas) ou as que cobram apenas comissão nas vendas. Você acaba ganhando menos por transação, mas não assume compromissos financeiros.

A medida que sua loja vender mais, prefira os planos de mensalidade. Você vai ver que esse custo se dilui nas vendas, enquanto as comissões vão sempre te cobrar um pouco.

A Loja Integrada tem um plano gratuito que já ajuda bem quem quer montar sua loja o quanto antes. As únicas limitações são a quantidade de visitas no site e do número de produtos cadastrados.

– Como funciona cálculo de frete?

Um detalhe fundamental para lojas virtuais são os módulos para cálculo de frete. Procure plataformas que já façam automaticamente o cálculo do custo do envio daquele produto por Correios. Isso vai te prevenir de ter dores de cabeça.

Pelo menos na Loja Integrada já é possível determinar o peso e as dimensões do produto e o CEP de envio. A partir disso, a própria loja calcula o frete do envio para o comprador.

No meu caso especificamente, só fazemos as entregas pessoalmente e não cobramos por elas ainda. Nesse caso, foi possível configurar um novo método de entrega (no caso o cadastrado foi “Retirar pessoalmente”), onde as regras de preço são você que define.

– Nessas plataformas existem templates prontos? Consigo colocar o meu próprio?

Sim e sim! Esse é um ponto importante porque ter uma loja virtual bacana mostra profissionalismo e passa mais confiança aos compradores.

As plataformas para construir lojas virtuais já costumam ter alguns templates prontos que podem ser personalizados de forma bem fácil (alterando cores, estilos, colocando produtos como destaque, etc), mas também permitem que profissionais façam alterações mais signifcativas no layout (mudanças no html e css).

Conclusão

Felizmente hoje em dia está bem mais fácil e barato montar uma loja virtual com recursos legais e importantes. Em uma hora ou menos já é possível configurar toda a plataforma e ter sua loja no ar vendendo seus produtos.

Sobre a minha loja virtual, no momento ainda estamos fazendo a identidade visual e as fotos dos produtos. Portanto a loja ainda está bem básica, mas completamente funcional (recebemos pedidos e pagamentos diariamente). Inclusive, se você mora em Campinas e quer comer alguns brownies sensacionais, pode entrar e pedir! www.whybrownie.com.br =P

Se você está procurando uma boa plataforma para montar sua loja virtual que economize seu tempo e que te previna de dores de cabeça, recomendo que teste a Loja Integrada. Para conhecer melhor e começar a montar sua loja virtual, clique aqui.

Abraços,
Gabriel (focado em deixar a loja virtual ainda mais massa!)

baecfe SaiaDoLugar i P lOGSpPc ubDLGRJbvo DDqBpKExk

baecfe P lOGSpPc

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot