X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como os cientistas vão observar o interior dos reatores nucleares de Fukushima


O interior dos três reatores da usina de Fukushima estão uma bagunça. São centenas de toneladas de materiais radioativos, como urânio, plutônio e césio. E tudo isso precisa ser tirado de lá, mas é tão perigoso que os trabalhadores não podem sequer chegar perto, muito menos entrar lá.

Mas a tecnologia está vindo ao resgate na forma de partículas chamadas múons e com ajuda de algumas obscuras leis da física. Como as paredes de aço e concreto têm vários metros de espessura, a tecnologia tradicional de raio-x não vai funcionar.

>>> Muro gigante de gelo de Fukushima não fica frio o bastante para congelar

Mas os múons poderão fazer o trabalho. Eles são partículas subatômicas que são cerca de 200 vezes mais pesadas que os elétrons. Os múons estão constantemente caindo na Terra — e passando através dela porque eles são tirados de moléculas da atmosfera pela radiação cósmica. Mas como essas coisinhas vão nos ajudar a ver dentro de lugares aos quais não temos acesso? Bom, nós temos que assistir à maneira como elas se movem.

O Laboratório Nacional Los Alamos e a Toshiba estão dando os toques finais a um dispositivo de imagem movido a múons que eles acreditam ser capaz de ver dentro de reatores sem colocar operários em risco ou causar novos vazamentos. A tecnologia basicamente detecta múons que vão de um lado para o outro do reator e verifica se eles esbarraram em quaisquer átomos e foram desviados do seu caminho. Ao longo do tempo, isso ajudará a mapear o interior dos reatores.

>>> O plano bilionário japonês para armazenar a sujeira contaminada de Fukushima

Soa um pouco confuso, mas lembre-se, envolve um pouco de física obscura. O The New York Times descreve o dispositivo com clareza:

O aparelho, que já foi testado em um pequeno reator intacto, é composto por dois detectores com o tamanho de um quadro de avisos, posicionados em lados opostos da instalação. Cada um dos detectores é como um conjunto de tubos de um órgão de uma igreja, com cada tubo sendo preenchido por gases inertes, incluindo argônio, que indica quando é atingido por um múon.

Tecnologia parecida já é usada para checar contêineres de materiais radioativos que entram nos EUA. A chamada tomografia múon também foi usada para analisar o interior das Grandes Pirâmides do Egito na década de 1960. Se será ou não a salvação para Fukushima, ainda não sabemos. Mas certamente é melhor do que alternativas, já que não envolve mortes. Falta agora eles conseguirem fazer aquele muro de gelo congelar[NYT]

O post Como os cientistas vão observar o interior dos reatores nucleares de Fukushima apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fbwtnlJyU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot