X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

“Transcendence”: Quando uma conversa faz falta


“Se uma Inteligência Artificial Consciente entrar em atividade, instantaneamente, ela será mais inteligente que a reunião da mente de todos os homens que já viveram na Terra”. Esse é um dos conceitos de “Transcendence”, longa-metragem de estreia do fotógrafo Wally Pfister na direção, estrelado por Johnny Depp e saco de pancadas generalizado da mídia. Esse é, provavelmente, o filme mais profundo e com potencial transformador da temporada, mas também é o menos visto por uma série de fatores. A maior delas: o roteiro.

Abordar os temas de “Transcendence” não é nada fácil. Inteligência Artificial, os efeitos da hiper-conectividade moderna, os limites e os medos da mente humana, e uma série de decisões transformadoras em escala global podem ser a receita de um marco da Ficção Científica ou de mais uma boa ideia que caiu no esquecimento por problemas na realização. Adicione à equação dois novatos nas posições-chave: direção de Wally Pfister, o diretor de fotografia predileto de Christopher Nolan (que produziu o filme) e o roteirista Jack Paglen, em seu primeiro roteiro de longa-metragem.

O filme parte do princípio que um gênio da tecnologia criou uma IA capaz de transformar a Humanidade, o que, imediatamente, leva à memória das leis da robótica de Asimov e do confronto entre máquina e homem, mas, rapidamente, opta por uma narrativa mais contida e baseada numa mescla de história de amor e incapacidade de lidar com a perda.

O diretor Wally Pfister no set

O diretor Wally Pfister no set

Transcendence

O debate tecnológico é interessante ao salientar, embora de forma ingênua, os males da hiper-conectividade e o conflito religioso entre o conceito divino e a existência de outra entidade toda-poderosa. De certa forma, é um reflexo da rejeição criada em muita gente que foi, ou é, vítima da própria superexposição voluntária nas mídias sociais. Há mesmo um limite entre a vida real e a virtual? As duas precisam ser combinadas? O que o Criador pensaria disso tudo? A discussão é trazida a baila por uma ala radical que demoniza a noção de uma IA e a vida online. E aí toda a trama começa.

Johnny Depp é Will Caster, um gênio à lá *inclua aqui seu techguru favorito* disposto a criar esse novo “deus” em nome da evolução humana. Ele catalisa diversos elementos: o criador, a criatura, a ameaça e a solução. Entretanto, como muito no mundo moderno, a história passa muito tempo analisando o sujeito pela imagem que ele gera e não, necessariamente, por quem ele é.

Toda a estrutura do roteiro de Jack Plagen parte desse preceito frágil, de que não conhecemos o protagonista ou sua índole. “Transcendence” se propõe ao estudo dos medos humanos, das limitações, do que faríamos se recebêssemos o poder divino da onipresença e onisciência e esbarra num simples elemento ao se esquecer do que nos faz mais humanos e apaixonados: uma simples conversa de alcova, um sorriso, algo que só quem ama entende.

Tal qual uma linha de programação tradicional, o roteiro apenas executa uma série de ações e reações desprovida de emoções ou significado. Paul Bettany, no papel do cientista dividido entre fé e ciência, até tenta manter o elemento humano depois que Caster assume a forma digital, mas também é vítima da estrutura ao sofrer um dos piores arcos dramáticos da carreira. Como aceitar transformações comportamentais e mentais que não estão representadas por ações em cena?

Transcendence

Pfister entrega uma história com “cara” de diretor iniciante e engajado, repleta de hipérboles presentes apenas na intenção dos atores, mas tira pouco proveito do elenco a seu dispor

Mesmo grandes atores, como o caso de Bettany, tem um limite para se expressar facialmente. Em muitos momentos faltam palavras, faltam razões ou mesmo pistas para justificar certas decisões. Nem de longe é um caso de ser um filme de difícil compreensão, pelo contrário, ele acaba por reduzir os temas propostos ao longo da trama e, no final, o espectador se vê diante da velha mazela humana: destruir o que não entendemos é a única solução. Se certa ou errada, é outra discussão, mas o paradoxo está formado.

Se um ser mais inteligente que toda a raça humana combinada é capaz de mudar, e melhorar tudo, só mesmo a mente medrosa e insegura de indivíduos crentes no controle de suas próprias vidas para impedir um grande salto evolutivo. De qualquer forma, é um questionamento válido, afinal, a Era da Informação não tem gerado mais inteligência e, no máximo, replica e reverbera as descobertas de grandes mentes, em vez de servir como degrau para um maior entendimento da vida.

Longe da fotografia, agora assinada por Jess Hall (“Grindhouse” e “Chumbo Grosso”), Pfister entrega uma história com “cara” de diretor iniciante e engajado, repleta de hipérboles presentes apenas na intenção dos atores e distante da realidade em tela e tira pouco proveito do elenco a seu dispor, com Morgan Freeman descartável e Johnny Depp com pouco tempo de tela. “Transcendence” pode levantar algumas questões, mas fica em cima do muro sem convencer nenhum dos dois lados da moeda. É uma pena, pois o potencial era gigantesco. E pensar que tudo teria sido diferente se dois personagens tivessem feito a coisa mais simples: conversado.

——-
Fábio M. Barreto é roteirista em Los Angeles, autor de “Filhos do Fim do Mundo” e produz o canal “Barreto Unlimited” no YouTube.

ffab b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

ffab brainstorm d qjIDKrITs

ffab  QHnKloxZeU

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot