X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como seria Marte coberto de água


Todos nós sabemos que Marte foi um dia um planeta com água e pode até ter tido algum tipo de vida. Mas como o planeta se parecia quando era exuberante?

De acordo com Kevin Gill, seria assim. Criado usando dados da Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, a projeção mostra como Marte seria se tivesse água em sua superfície. Ela revela um grande oceano em um dos lados do planeta, e um dos maiores vales do sistema solar, o Vallir Marineris. No lado esquerdo você pode ver os picos Olympus Mons, Pavonis Mons, Ascraeus Mons e Arsia Mons pulando para fora da atmosfera. Gill explica como fez a imagem:

Esta é uma vista do hemisfério oeste com o Olympus Mons no horizonte atrás do vulsão Tharsis Montes e o desfiladeiro Valles Marineris perto do centro. A altura das nuvens e a atmosfera são arbitrárias e colocadas para dar a aparência e cobertura nas grandes elevações de terreno.

Um modelo digital em duas dimensões foi inicialmente renderizado em jDem846 (um projeto de código aberto meu) usando o MRO MOLA 128 pix/dev. Neste modelo, eu peguei o nível do oceano e fiz com que o terreno nele ou abaixo dele fosse plano e azul.

O modelo resultante foi feito em GIMP onde eu pintei a terra usando uma imagem da NASA como fonte para as texturas… tentei visualizar como seria a terra dados certos recursos ou efeitos como o clima atmosférico.

Obviamente, existe licença artística envolvendo a criação da projeção de como seria Marte se fosse um planeta com vida. Mas isso não impede a imagem de ser uma fascinante ideia de como poderia ser o planeta – e uma grande mudança em relação à grande bola vermelha que estamos acostumados. [Kevin Gill via Discovery]

Imagem por Kevin Gill

cecebf gVkdHFDVg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot