X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Esta é a lixeira do futuro


Como você joga fora seu lixo? Provavelmente você não usa um cartão magnético para ativar a lixeira do bairro, que guarda os detritos num enorme contêiner subterrâneo. Mas é assim que será no futuro. Na verdade, já é assim em São Paulo.

A coleta mecanizada já existe em algumas cidades brasileiras, como Itu (SP) e Caxias do Sul (RS). Basicamente, você joga o lixo em contêineres na rua, em vez de deixá-los na lixeira da sua calçada – ou pior, na rua. Aí chega o caminhão de lixo, pega o contêiner de forma (semi-)automática, e leva o lixo embora.

Mas na cidade de São Paulo, a coleta high-tech vai além: no condomínio Nova União, na zona norte, o contêiner de lixo é tão gigante que fica enterrado na calçada. Ele comporta até 20m³ de detritos, e tem um sistema para compactar o lixo. A solução se chama Bigtainer, e foi criada pela portuguesa TNL.

Acima do contêiner ficam as lixeiras, que se abrem com um cartão magnético distribuído para os moradores jogarem seu lixo. Você fecha a lixeira manualmente. E quando o contêiner estiver cheio? O Jornal da Tarde explica o que acontece:

O lixo é depositado no contêiner subterrâneo, que possui sensores para medir sua capacidade. Quando estiver quase cheio, um sinal é enviado à central da Loga e um caminhão é direcionado ao local. É preciso só apertar um botão de um controle remoto para acionar o levantamento do piso e do contêiner, que é substituído por outro vazio.

O Bigtainer já é usado em Abu Dhabi e na África do Sul. A cidade de São Paulo já tem instaladas outras duas lixeiras como esta: uma na Rebouças/Faria Lima, e outra no Mercado Municipal. Ambas devem começar a funcionar ainda este mês.

Esta é uma evolução muito bem-vinda para o descarte do lixo. Como o lixo fica num contêiner fechado, isso elimina ratos e baratas. O caminhão de lixo não precisa vir todo dia, e não é necessária uma equipe de lixeiros para sair catando sacos pela rua. Na verdade, o Bigtainer nem precisa de lixeiros: basta o motorista do caminhão de lixo, que pega o contêiner e o leva para seu destino. Só fico meio preocupado com a tampa da lixeira, que não se fecha sozinha: se alguém esquecê-la aberta, pode entrar água da chuva no contêiner, por exemplo. Mas não consigo deixar de pensar que esta é, sim, a lixeira do futuro. [Jornal da Tarde]

eec di
db XEKFLbltA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot