X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google leva o surpreendente Project Tango para tablets que mapeiam o mundo em 3D


O Project Tango quer deixar smartphones mais espertos usando um conjunto de câmeras: elas mapeiam o mundo ao redor para, no futuro, reconhecerem objetos e contexto. Agora é a vez dos tablets: o Google anunciou um novo kit de desenvolvimento para expandir essa experiência de modelagem 3D.

O novo kit é um tablet de 7 polegadas com processador NVIDIA Tegra K1, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Mas o que importa aqui são as câmeras para rastrear movimentos e para capturar a profundidade dos objetos: elas permitem que você crie mapas 3D de ambientes em tempo real. Isso deve ficar ainda melhor com uma tela de tablet.

O novo kit de desenvolvimento de tablet estará disponível para desenvolvedores por US$ 1.024 (sim, é 2^10; o Google adora brincar com números). Segundo o Wall Street Journal, que vazou detalhes do tablet no mês passado, ele estará disponível em quantidades limitadas – cerca de 4.000 protótipos. A ideia é explorar como um tablet de sensoriamento 3D em tempo real seria útil no mundo.

O Google também tem um smartphone de 5″ no Project Tango. Veja do que ele é capaz:

Ele possui duas câmeras traseiras, mais um projetor infravermelho que emite pontos de luz invisíveis ao olho humano, mas que as câmeras conseguem detectar. É basicamente o que o Kinect faz: os pontos ficam maiores quanto mais longe estiverem, então basta calcular o tamanho do ponto para o celular descobrir a distância até eles, e mapear o ambiente.

O projeto vem da ATAP, equipe de pesquisa do Google que trabalha em projetos malucos, e é comandado por Johnny Lee, ex-Microsoft que ajudou a desenvolver o primeiro Kinect. Esperamos por mais detalhes sobre o Project Tango na conferência Google I/O, que acontece no fim do mês. [Google ATAP, Nvidia Blog]

O post Google leva o surpreendente Project Tango para tablets que mapeiam o mundo em 3D apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ebc avXtbAyLNo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo