X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Inventores do LED azul que está em praticamente todos os dispositivos do mundo ganharam o Nobel


É bem provável que você tenha agora mesmo no seu bolso a invenção que deu o Prêmio Nobel de Física a três cientistas. O diodo emissor de luz azul, que conhecemos como LED (da sigla em inglês para light-emitting diode) está em milhões de telas de smartphones pelo mundo, além de muitas lâmpadas LED eficientes em energia. E os responsáveis pela descoberta revolucionária vão levar para casa o Prêmio Nobel de Física.

>>> Cientistas que descobriram o GPS natural do cérebro vão ganhar o Nobel de Medicina

Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura trabalharam no LED azul no Japão nos anos 1990. Na época, os LEDs vermelho e verde já existiam há décadas, mas o azul se mostrava elusivo. Lembre-se que verde, vermelho e azul juntos criam luz branca, então para lâmpadas e telas coloridas, o azul era crucial.

Para fazer os LEDs brilharem em azul, os pesquisadores precisaram criar um novo material. Os LEDs emitem luz quando elétrons passam por camadas de material semicondutor – a cor da luz depende da composição desse material. Akasaki, Amano e Nakamura conseguiram criar o LED azul a partir do elemento gálio.

Vinte anos depois, os LEDs estão bem próximos de conquistar o mundo, graças ao seu brilho e eficiência em energia. E, diferentemente das lâmpadas incandescentes, os LEDs não emitem calor junto com a luz. Eles estão em toneladas de smartphones, televisões e computadores – basicamente qualquer coisa com uma tela iluminada. As lâmpadas LED também estão substituindo as incandescentes e fluorescentes, mudando o visual das nossas cidades, filmes e luminárias.

Não é sempre que o impacto das descobertas vencedores do Nobel da Física é sentido tão diretamente nas nossas vidas. Para todos os lugares que você olha – talvez incluindo até a tela na qual você está lendo isso – você encontrará LEDs. Então parabéns aos três físicos! [Nobel]

Imagme de topo: LED azul. Crédito: Gussisaurio/CC

O post Inventores do LED azul que está em praticamente todos os dispositivos do mundo ganharam o Nobel apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

fb qayx mFo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot