X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nvidia GeForce GTX Titan: a mais nova placa de vídeo que promete ser imbatível


A Nvidia revelou a GeForce GTX Titan, uma placa de vídeo única baseada no chip gráfico GK110. Espera-se que ela consiga o título de Placa de Vídeo Mais Barra-Pesada do Mundo quando seus benchmarks forem liberados nesta quinta-feira (21/02).

A Titan é a nova placa de vídeo ”Big Kepler” da Nvidia, e tem o dobro de transistores e quase o dobro de núcleos CUDA em relação ao chip GK104, encontrado na GeForce GTX 680. Mesmo rodando com clock mais baixo, ela deve oferecer um incremento considerável de desempenho em relação à já competente GTX 680.

O chip gráfico GK110 foi usado por um ano no mundo da supercomputação, mais notavelmente nas placas de vídeo Tesla K20X presentes no supercomputador Titan, do Laboratório Nacional Oak Ridge – atualmente o supercomputador mais rápido do mundo. Apesar de os benchmarks da Titan ainda não terem sido apresentados, a Nvidia diz que veremos uma disputa acirrada com a GeForce GTX 690, atualmente a placa de vídeo mais rápida que existe. Em outras palavras, a Titan deve ser quase tão rápida quanto duas GTX 680 conectadas via SLI. E adivinha o que isso quer dizer? Ela é mais silenciosa que as duas, mesmo quando trabalhando no limite (sim, nós ouvimos).

Então falemos das especificações. A GTX Titan tem impressionantes 2.688 núcleos CUDA em 14 unidades SMX, 6GB de memória GDDR5 rodando a 6GHz, clock de 836MHz (que pode chegar a 876MHz), 7,1 bilhões de transistores, TDP de 250 W, interface de memória 384-bit e uma única ventoinha. A energia vem de um conector de seis e oito pinos, e o preço é menor do que o esperado (mas mesmo assim alto): 999 dólares, o mesmo que a GTX 690. A placa tem 26,7cm de comprimento e vem numa carcaça de alumínio, ao contrário do case de liga de magnésio da GTX 690. E como a Nvidia não vai permitir mudanças ou incrementos, todas as Titans serão como esta mostrada aqui:

gtxtitan01

Talvez ainda mais impressionante que as especificações seja o seu nível baixo de ruído, graças a uma tecnologia que a Nvidia chama de GPU Boost 2.0. Quando sentamos para conferir a placa em San Francisco, ficamos chocados ao descobrir que não apenas havia uma Titan rodando a menos de um metro de onde estávamos – sem fazer barulho – mas outra máquina a alguns centímetros de nós estava rodando Battlefield 3 usando três placas dessa em SLI de forma tão silenciosa quanto um sussurro.

O segredo não é como a Nvidia desenhou o aparato de ventoinha única, que obviamente cumpre um papel importante, mas sim como ela desenvolveu o software que roda com a placa. Basicamente, você pode controlar a temperatura máxima da placa e ela irá acelerar até chegar à temperatura desejada, através de uma combinação de velocidade da ventoinha, tensão elétrica e clock. Isto permite que você a ajuste para rodar da maneira que você achar melhor — com overclock e muito barulho, velocidade padrão e relativo silêncio ou com velocidade reduzida e totalmente quieta. Você pode ajustar estas três variáveis em tempo real, através do software providenciado por fabricantes – muito provavelmente a Asus e a EVGA, se os mesmos precedentes da GTX 690 forem seguidos.

gtxtitan02

Além dos novos controles de temperatura, tensão e clock (sim, dá para aumentar a tensão), uma nova função exclusiva do Titan permite que você faça overclock na taxa de atualização do seu monitor quando estiver usando o Vsync. Então, teoricamente, você pode atingir 80fps mesmo usando uma tela de 60Hz, e o mesmo vale para telas de 120Hz. A Nvidia diz que a placa de vídeo simplesmente “mente” para a tela e diz para ela rodar numa frequência maior do que deveria, com o aviso de que nem todos os monitores permitirão isso – o único jeito de descobrir é tentando.

Outra função interessante é que a cor e o status do logo GeForce GTX, que fica iluminado na lateral da placa, pode agora ser controlado por meio de software. Nós não vimos isso em ação, mas a Nvidia diz que você poderá ajustá-lo para fazer um monte de coisas, incluindo mudar de cor conforme a temperatura, ou escolher uma cor para combinar com a iluminação do seu computador.

gtxtitan03

Nós nunca pensamos que a Nvidia faria isso, simplesmente porque a tradição da empresa sempre foi de incrementos e avanços suaves na linha de GPU, feitos ano a ano, especialmente quando não introduzia uma nova arquitetura. Além disso, já que a Nvidia tem uma vantagem estreita no quesito performance sobre a AMD HD 7970 (ao menos em termos de consumo de energia), este seria um motivo para vermos um aumento modesto de 20% de performance na GTX 780, ou algo nessa linha. Ninguém esperava uma placa que prometesse o dobro da performance. De fato, nós dissemos tanto no Tech Preview de 2013 quanto no edição do fim de 2012 da nossa revista, quando escrevemos sobre a perspectiva do lançamento da GK110 no mercado de games, que “seria totalmente não-característico da Nvidia dobrar a performance na próxima geração, principalmente quando a concorrência não justifica isso”. Parece que estávamos enganados, e não poderíamos estar mais felizes sobre isso.

Então por que a Nvidia lançaria essa placa, especialmente quando a empresa já é amplamente considerada a líder no segmento? Nós temos duas opiniões sobre essa questão. A primeira é que ela queria ter a liderança definitiva, não apenas em temperatura ou ruído ou consumo de energia. Todos nós sabemos que a GTX 680 consome menos energia e gera menos calor e ruído que a HD 7970, mas as duas placas agora estão tão próximas nos benchmarks de performance que a edição GHz da a AMD, na maioria dos testes, dá empate ou uma pequena vantagem para a AMD. Isto obviamente não fica bem para a Nvidia, especialmente quando ela tinha todo esse poder logo ali na GK110. Nossa aposta é que a Nvidia decidiu colocar um fim na brincadeira com a GK104 e soltou as feras de uma vez por todas.

gtxtitan04

O segundo motivo para o lançamento da Titan é o interesse repentino na nova geração de equipamentos reduzidos, como  Falcon Northwest TikiiBuyPower RevoltDigital Storm Bolt e outros. A GTX 690 era longa demais para caber dentro destes cases, mas a Titan se ajusta perfeitamente por ser mais de 2cm mais curta, apesar de ter a mesma largura. Isto permite que fabricantes de PCs usem gabinetes pequenos sem comprometer o desempenho gráfico, e também permite que quem monta PC em casa coloque a Titan em cases ATX sem problemas.

gtxtitan05

Esta foi uma olhada rápida na nova GeForce Titan. Em dois dias teremos os benchmarks completos dela sozinha e em SLI.

Especificações

gtxtitan06


maximum_01_01Maximum PC traz para você as últimas notícias, reviews e dicas sobre PCs.

db qALZNiwtY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot