X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O segredo do bom discurso



fc tom voz

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que o tom de voz e o número de pausas feito durante a fala é determinante para mostrar credibilidade e convencer o público durante um discurso. Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram 1380 gravações de entrevistadores do sexo feminino e masculino que deveriam convencer as pessoas do outro lado da linha a participarem de uma pesquisa.

“Entrevistadores que falavam com um ritmo moderadamente rápido (cerca de 3,5 palavras por segundo) obtiveram muito mais sucesso do que aqueles que falavam muito rápido ou muito devagar”, concluiu Jose Benki, um dos cientistas responsáveis pelo estudo. Os homens e mulheres que falavam de forma muito acelerada para convencê-las a participar a pesquisa, não conseguiam convencê-los, pois as pessoas abordadas afirmavam que pareciam que os entrevistadores estavam “jogando o conteúdo”. Já aqueles de fala lenta, eram vistos como pedantes. Mas além da velocidade do discurso, há outro fator que colabora muito para conquistar os ouvintes: o tom de voz.

De acordo com Benki, os pesquisadores de Michigan esperavam que as pessoas mais animadas e com variação no tom de voz seriam as mais bem sucedidas, o que não se confirmou. “A variação no tom de voz só funciona para algumas pessoas. Para outras, isso soa como uma coisa forçada”, concluiu o pesquisador. Ainda segundo a pesquisa, os homens que mantiveram a fala mais calma e o tom de voz grave conseguiram convencer mais pessoas a participarem da pesquisa do que os entrevistadores que falaram muito alto e em tom desafinado. Entre as mulheres, não foi observada nenhuma diferença.

O último aspecto que os pesquisadores observaram foi as pausas feitas durante o discurso. Neste caso, vale a mesma regra: balancear. Pausas demais e pausas de menos são prejudiciais. “As pessoas fazem quatro ou cinco pausas quando estão falando naturalmente”, lembra Benki. Então, da próxima vez que for falar em público, seja uma conversa informal ou um workshop, já sabe, quanto mais natural, melhor. Um dos grandes vilões nessa hora pode ser o nervosismo. Para aprender a lidar com isso, vale ficar ensaiando em casa e apresentar  para amigos e familiares, assim você já pode ir se acostumando com o público e, de quebra, eles podem opinar e te ajudar a melhorar a performance das apresentações. Para mais detalhes sobre a pesquisa, clique aqui.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot