X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Oracle diz que não vai remover instalador do Ask.com do Java


A Oracle não vai desistir de empurrar aquela barrinha maldita do Ask.com tão fácil assim. Foi o que um representante da empresa disse recentemente.

A barra de ferramentas do buscador Ask.com é oferecida durante a instalação de muitos softwares para Windows e classificada por especialistas em segurança como “crapware”, ou seja, um software que, pior do que não fazer nada, atrapalha o usuário alterando inadvertidamente as configurações do navegador web. O Java, da Oracle, é um dos softwares mais famosos a oferecerem essa furada, e o faz de forma agressiva, como constatou Ed Bott semana passada.

Durante uma conferência de líderes do Java User Groups (JUG), Doland Smith, chefe da equipe OpenJDK da Oracle, tirou o corpo fora e disse que há questões maiores que impedem a remoção do Ask.com do instalador do Java. Segundo ele:

“Quando você tem uma relação comercial como esta, não apenas está lidando com as suas próprias políticas de comunicação e reconhecimento de receitas e todo o tipo de coisa, mas também tem uma parceria comercial e um acordo que você tem que cumprir.”

Tem quem não veja nesse combo uma ameaça tão malvada assim; apesar da insistência do instalador do Java, que sempre oferece o Ask.com mesmo em atualizações críticas de segurança, basta desmarcar a caixinha e a vida segue como sempre fora. O problema, porém, afeta usuários leigos e números mostram o reflexo dele. De acordo com a Serasa Experian, o Ask.com é o terceiro buscador mais usado do Brasil, com 5,34%, do mercado nacional, colado no Bing que tem 7,61% de usuários por aqui. Tem noção do que é isso? Mais de 5% das pessoas que acessam a Internet no Brasil caíram nesse golpe do instalador embutido no instalador — porque, de verdade, quem usaria o Ask.com por vontade própria?

As recomendações de segurança seguem as mesmas, e valem para todo software, inclusive open source. Fique sempre atento durante o processo de instalação, jamais confie no Enter-Enter-Enter. A dor de cabeça depois pode ser grande. [IDG Now!, Olhar Digital]

aecd jwbxlseUF

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot