X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para se levantar sozinho


Gastar o dinheiro dos outros é fácil, mas e quando não dá para contar com investimento externo? Aí o jeito é apostar no Bootstrapping para tirar seu sonho do papel sozinho, com muita disciplina e um pouquinho de sorte. O caminho é longo, mas também não é feito só de perrengue. Quem insiste no modelo garante que há muito mais liberdade e o aprendizado fica para toda a carreira. E eles quase nunca se arrependem.

Caminho das pedras

Mas, se é tão difícil, por que tanta gente investe tempo e dinheiro do próprio bolso nesse modelo de negócios? Apesar de ser trabalhoso e ter muita burocracia, o Bootstrapping é um ótima opção para quem tem ideias inovadoras, daquelas que afff foto horacionenhum investidor topa na primeira conversa. E, no Brasil, o ambiente é bastante favorável, como diz Horacio Poblete, fundador e CEO da Ledface: “Você decidiu empreender no melhor lugar do mundo. Melhor lugar porque, se você conseguir sucesso aqui, meu amigo, consegue até em Marte”.

E as coisas estão mudando. Para Horacio, “a boa notícia é que o ecossistema empreendedor está crescendo a cada dia”, o que aumenta o número de empreendedores que escolhem esse caminho e faz os investidores ficarem mais atentos às startups mais promissoras.

“Se você conseguir sucesso aqui, meu amigo, consegue até em Marte” – Horacio Poblete

Não é fácil

Helder Ribeiro, fundador e CEO da Fonista, não teve escolha. Ele e seu amigo decidiram apostar no Bootstrapping sem afff helder fullres squarenem saber como isso funcionava e perceberam que, quando falta dinheiro, o jeito é ter muita disciplina. “Seu esforço e seu dinheiro têm que ser gastos com a coisa mais simples que vai causar o máximo de impacto. Você é obrigado a colocar o foco em ouvir e satisfazer os usuários em vez de suas próprias ideias”, explica.

Depois de transformar seu sonho em um plano de negócios, o próximo passo é vender essa ideia para um investidor que possa dar uma força ainda maior para sua startup. Mas Helder avisa: essa é uma etapa na qual a maioria dos novos empreendedores têm dificuldade. “Se você não consegue fazer alguém se comprometer a te dar dinheiro pelo que você pretende criar, mesmo que uma quantidade pequena, essa é a primeira coisa a que você deve se dedicar. Empreendedor tem que saber vender”, diz.

“Seu esforço e seu dinheiro têm que ser gastos com a coisa mais simples que vai causar o máximo de impacto” – Helder Ribeiro

Mas você chega lá

Os resultados demoram a chegar, mas quem aceita o desafio afirma que nada é melhor do que ter liberdade para tomar todas as decisões da empresa sem se preocupar em agradar o dono do dinheiro. Para Jader Alvarado Ganzaroli, sócio-diretor da EMPORIO AVANT GARDE, que optou pelo Bootstrapping por não conseguir investimento de outra forma, esse modelo é ainda melhor pelo “prazer de conseguir e as lições que ficam em forma de experiência”.

Se você está decidido a construir sua startup sozinho, Jader dá algumas dicas para evitar os problemas mais comuns:

– Tome cuidado para não comprometer o planejamento inicial, principalmente a fatia de lucro planejada

– Procurar  recursos com algum familiar pode ser uma saída, pois geralmente eles têm baixos juros

– Você não tem que prestar conta com investidores, por isso é importante ter disciplina com relatórios para o seu controle e acompanhamento.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot