X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que tantas galáxias têm este formato?


Plana. Como um faixa no espaço. Fina. Esticada. Mas como é que todas as galáxias ficam assim? A NASA tem a resposta. E ela tem a ver com como uma bola de massa vira um disco de pizza.

Esta imagem da galáxia espiral ESO 373-8 foi capturada pela NASA com o telescópio Hubble. Mesmo a 25 milhões de anos-luz, sua forma é bem familiar. Por quê? Eis a explicação:

Tente girar na sua cadeira com seus braços e pernas esticados. Lentamente, recolha-os, e aperte-os contra seu corpo. Notou alguma coisa? Você deve ter começado a rodar mais rápido. Este efeito ocorre devido à conservação do memento angular, e também é válido para galáxias.

Esta galáxia era, no início, uma monstruosa bola de gás girando lentamente. Ela começou a desmoronar para dentro e, portanto, a girar mais e mais rápido, até que, como uma massa de pizza girando e esticando no ar, um disco começou a se formar. Qualquer coisa que se aproximasse era atraída e alinhada com o resto do movimento, criando uma forma aerodinâmica.

O momento angular sempre é conservado — seja num disco galático a 25 milhões de anos-luz, seja num astrônomo profissional ou amador girando numa cadeira de escritório.

Pizza. Espaço. Que delícia.

aaca lkgBsCcQQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo