X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Sebrae e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico lançam Startup SC, projeto de Desenvolvimento e Fortalecimento de Startups Catarinenses


a startup sc

O Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do programa Nova [email protected], lança no dia 14 de janeiro o projeto Startup SC – Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses.

Além de várias ações, voltadas ao segmento de startups, o projeto prevê um programa de capacitação com duração de quatro meses para grupos de empreendedores que queiram montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada.

O programa é gratuito e tem como foco metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação (como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation). O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. No fim do ano, as melhores startups do programa poderão participar de uma missão internacional ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e também participar do Sebrae Startup Day, onde apresentam seus projetos para investidores.

Para balizar as ações do projeto, o Sebrae/SC realizou uma pesquisa com mais de 150 startups catarinenses, com o intuito de conhecer melhor suas necessidades. “O projeto considera startup um grupo de pessoas (empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável”, explica Alexandre Souza, gestor do projeto.

A estruturação do projeto também contou com a participação de diversas referências do ecossistema de startups brasileiro, entre elas o fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy. “Ajudamos o Sebrae/SC a formatar a metodologia e didática do Startup SC com as boas práticas usadas na Aceleradora, que já apoiou mais de 200 startups em três anos”, conta Gitahy.

Para Alexandre, o mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. “Temos ótimas universidades no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes”, avalia. Alexandre também cita as incubadoras e os fundos de investimento catarinenses como fatores motivadores para os empreendedores.

Os interessados em participar do programa de capacitação podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março pelo site do projeto: http://www.startupsc.com.br.  Serão selecionadas 20 empresas para primeira turma, que serão conhecidas em 01 de abril de 2013.

Startup Weekend Florianópolis

Além do programa de capacitação, o projeto Startup SC irá realizar várias atividades de capacitação e fomento ao empreendedorismo, o primeiro deles é o Startup Weekend Florianópolis, de 22 a 24 de março. O Startup Weekend é um evento intensivo de trabalho em equipe e destaca-se por reunir webdesigners, programadores, profissionais de marketing e de gestão para criarem novas startups em 54 horas. Os participantes recebem ajuda de mentores, profissionais experientes em diversos ramos, para montarem suas startups.

O Startup Weekend já foi realizado em 95 países e mais de 400 startups foram criadas a partir desses eventos. As inscrições pelo site http://florianopolis.startupweekend.org já estão abertas e o valor do primeiro lote é de R$ 70,00 por empreendedor (o ingresso cobre sete refeições, coffee-break, acesso a recursos exclusivos e mentoria qualificada).

bf QDjszOOFJQ

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo