X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Tecnologia recebe prêmio por transformar resíduos orgânicos em adubo


O projeto surgiu para solucionar problema grave de infestação de ratos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis (SC)

Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, projeto que recolhe e faz compostagem de resíduos orgânicos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis (SC), foi o segundo colocado no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, na categoria Instituições de Ensino.

A tecnologia social, conhecida como “Revolução dos Baldinhos”, é uma técnica de educação ambiental, que tem o objetivo de melhorar a saúde das famílias da comunidade. O projeto, coordenado pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), surgiu para solucionar um problema de infestação de ratos, que resultou em doenças e até mortes de pessoas, devido a quantidade de lixo nas ruas da cidade.

Hoje, cerca de 200 famílias estão envolvidas no projeto que transforma, por mês, 15 toneladas de resíduos orgânicos em adubo, com o uso da compostagem termofílica. O material é distribuído gratuitamente para população e utilizado nas hortas escolares e na agricultura familiar, para a produção de alimentos orgânicos, plantas medicinais e ornamentais.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Cepagro, Julio Maestri, a comunidade entendeu a importância de separar os resíduos orgânicos para evitar a proliferação de ratos e outros animais. Ele destacou, ainda, a importância do prêmio para estruturar a tecnologia social. “O prêmio de R$ 50 mil vai ajudar na realização do nosso sonho de comprar um terreno próprio. O investimento vai ainda auxiliar na melhoria da estrutura, do maquinário e,  com isso,  ampliar e dar mais qualidade ao atendimento às famílias”, disse.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot