X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ubuntu agora tem guia de design para seus apps de smartphone


O Android demorou muito tempo até receber um guia de design para seus apps: ele só chegou no início do ano passado. Mas isto, combinado à nova interface Holo adotada pelo Android 4.x, fez surgir muitos apps realmente bonitos na plataforma.

O Ubuntu para smartphones, no entanto, quer começar direito: por isso, o guia de design para apps já está disponível. E como aponta o OMG Ubuntu, ele é bem semelhante ao guia para Android à primeira vista, com praticamente os mesmos itens (veja as barras à esquerda):

infliuence

No entanto, basta navegar um pouco para notar as diferenças entre o design recomendado nos dois sistemas. No Ubuntu, os apps devem ser pensados para focar no conteúdo: “tudo o mais é periférico mas imediatamente acessível nas bordas da tela”. A interação através de gestos, dispensando botões, é outra parte central do Ubuntu em smartphones. E notamos isso em nosso tour pelo sistema:

Um dos objetivos principais no design do sistema foi eliminar a necessidade de botões. Não há botões virtuais na tela, ao contrário do Android, e nenhum botão físico frontal, ao contrário de dispositivos da Apple. Em vez disso, tudo – tudo – desliza a partir dos lados. O menu de apps surge da esquerda, apps já abertos aparecem na direita, o topo traz configurações, e a parte inferior traz outras opções variadas do app, como compartilhar.

O Android, por sua vez, tem objetivos de design diferentes e bem mais amplos: apps “elegantes e esteticamente agradáveis”; que “facilitem a vida e sejam fáceis de entender”; e que se combinem a outros apps “através de multitarefa, notificações e compartilhamento”.

Além disso, o Android não prega um foco tão exclusivo no conteúdo, a fim de facilitar o uso dos apps:

Fazer rápido o que for importante

Nem todas as ações são iguais. Decida o que é mais importante no seu app e torne-o fácil de encontrar e rápido de usar, como o botão de obturador de uma câmera, ou o botão de pausa em um player de música.

É bom ver que a Canonical está dedicada à sua visão para o Ubuntu e seus apps, mas interfaces de smartphone baseadas em gestos ainda precisam se provar no mercado. Vejamos se o Ubuntu dá certo: os primeiros aparelhos com o sistema devem chegar em outubro. [Ubuntu App Design Guides via OMG Ubuntu]

dbbfcbea lNfPwBBOQA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot