A cultura deve conduzir qualquer negócio desde a sua fundação. Veja como manter a sua cultura
A coisa mais importante em um negócio não é o que você vai vender, mas aquilo que valoriza.
Quem afirma isso é Bill Kanarick, diretor de marketing da Sapient, uma empresa de serviços globais.
Na empresa o assunto cultura é tão importante que, quando a empresa chegou aos 49 funcionários, a Sapient dedicou 2 deles para cuidar da cultura.
Hoje a Sapient tem uma força de trabalho global de mais de 11 mil pessoas e a cultura permanece, como sempre, uma parte integrante do negócio. Aqui estão 6 valores que ajudaram a Sapient a encontrar a sua cultura.
#1. Esteja sempre aberto
Nenhuma empresa consegue crescer e prosperar se não estiver confortável com a ideia da abertura.
Mesmo em reuniões com clientes que vão muito bem, a primeira coisa que as equipes se perguntam é o que poderia ter ido melhor. Ser bom não é o suficiente para se tornar bom.
Você precisa estar aberto ao feedback para a sua empresa sempre melhorar.
#2. Deixe as pessoas liderarem
A Sapient acredita que existem 2 formas de liderança: dentro da empresa e no mercado.
Criar uma cultura de liderança, por vezes envolve a alocação de pessoas em posições que são bastante estressantes. Isso é um risco necessário, principalmente se a sua empresa precisa de vários líderes.
A cultura precisa criar o tipo de ambiente onde as pessoas são incentivadas a assumir riscos e apoiarem quando as decisões não saem conforme o planejado.
#3. Mantenha o foco nos clientes
Este é o segredo para o sucesso do cliente. Uma vez, na Sapient, um grande cliente estava hospedando seu site em uma plataforma na Amazon e decidiram abriga-la internamente na Sapient.
Depois de passarem o primeiro dia estudando o site, as pessoas perceberam que nada importava mais para a empresa do que fazer a coisa da melhor maneira.
E para os funcionários, aquele também era um dia muito importante, porque precisavam fazer a plataforma do cliente dar certo na migração.
#4. Cuide dos funcionários
Quando você encontra os melhores e mais brilhantes funcionários, eles querem mais do que tinham no passado, então você precisa fazer a sua empresa crescer.
Na Sapient, um funcionário que trabalhou por 2 anos na empresa estava se mudando para Londres. Ninguém sabia como levar o negócio para Londres, mas confiavam nas suas decisões.
E deu certo.
#5. Estimule a criatividade
É muito mais fácil mudar uma pequena empresa do que mudar uma empresa com mais de 11 mil colaboradores.
Mas a criatividade continua sendo um fator fundamental. A Sapient precisa de uma cultura que a ajuda a se adaptar ao mercado e, para conseguir isso, precisa mesclar criatividade e tecnologia.
#6. Desenvolva relações entre as pessoas
Este é o último valor na lista, mas também o primeiro apresentado às novas contratações na Sapient.
Ao invés de deixar as pessoas descobrirem as coisas por si mesmos ou seguirem um manual, as pessoas recebem nomes e contatos de pessoas que podem ajuda-las.
E, por conta da forte cultura, essas novas contratações encontram seu caminho. Eles criam relacionamentos em vez de seguirem cartilhas.
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Este artigo foi adaptado do original, “Culture Comes First. The Rest Is Noise”, da Inc.