As pequenas empresas movem o mundo. Aqui está como o segredo para tornar a sua empresa escalável
As pequenas empresas governam nossa economia, e esperamos que cada pequena empresa de sucesso fique ainda maior.
Muitas pequenas empresas de sucesso são facilmente escaláveis. O proprietário criou algo que pode ser repetido, de um produto que pode ser produzido em massa, um processo que pode ser franqueado, e assim por diante.
Mas algumas empresas, talvez até mesmo a sua, são construídas em torno de novas decisões e novos trabalhos em uma base regular.
Essas empresas também estão sob pressão para escalar, e isso pode ser um erro.
Para alcançar o crescimento, a empresa de pequeno porte que baseia na visão, energia e paixão de algumas pessoas pode ter que mudar o seu processo.
É preciso relacionar e racionalizar, para que seja possível contratar pessoas que se preocupam um pouco menos, conhecer um pouco menos, e trabalhar um pouco menos, porque, afinal de contas, elas não querem ser responsabilizadas.
Isso significa que, para alcançar o crescimento, o empreendedor sacrifica aquilo que possibilitou que seu negócio acontecesse, em primeiro lugar.
Crescer não é suficiente. Você precisa ser o melhor.
É inteiramente possível que você esteja trabalhando mais do que nunca para cobrir as pessoas que não conseguem descobrir como ser você.
Uma alternativa: reconhecer o seu grande diferencial e contrate as pessoas apenas quando eles ajudarem a fazer o que faz de melhor e de maneira exclusiva. Não se preocupe em replicar-se, concentre-se em alavancar-se.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Dumb down and scale up”, do blog do Seth Godin.