O sucesso está ligado com o pessimismo e otimismo. Veja como
Em uma recente conferência de Stanford, Bob Sutton explicou quais são as formas mais importantes para uma equipe alcançar o equilíbrio e o sucesso.
Quando se trata de sua visão sobre o sucesso de negócio a longo prazo, é melhor ser otimista ou pessimista? Pesquisadores têm estudado à muito tempo a esta pergunta.
A resposta é uma espécie de sim, acredita Bob Sutton, professor de gestão e da ciência da Engenharia da Universidade de Stanford.
As pessoas que são boas em planejamento e crescimento de longo prazo, em geral, têm uma combinação muito estranha de otimismo e pessimismo”, disse Sutton.
Tome Steve Jobs, que tinha uma grande visão do caminho que os produtos da Apple iriam percorrer para mudar a vida de milhões de pessoas. No entanto, Jobs se afligia diariamente para obter os mínimos detalhes do produto certo.
Os melhores tipos de pessoas – e isso é muito importante para a ampliação de qualquer coisa que você esteja fazendo – são o que eu chamaria de “preocupados felizes”, diz Sutton.
Contudo, nem todos os empreendedores, mantêm uma disposição equilibrada. É por isso que Sutton tem aconselhado empresas em como montar uma equipe bem equilibrada. Se você tem um funcionário que é excessivamente preocupado com tudo, certifique-se que ele está de igual para com alguém que é incrivelmente otimista.
Guerreiros felizes
No fim de sua palestra, Sutton respondeu a perguntas dos telespectadores que o assistiam via conferência e que usavam uma ferramenta de bate-papo para enviar perguntas. Uma pessoa queria que Sutton esclarecesse se tinha dito “preocupados felizes” ou “guerreiros felizes”.
Eu disse ‘preocupados felizes’, mas ‘guerreiros felizes’ fica bom, também, garantiu o pesquisador..
Então, vamos falar sobre os “guerreiros felizes”. Quando se trata de trabalho criativo, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é aprender a lutar.
Sutton explica que em uma pesquisa anterior mostrou-se que as melhores equipes criativas são hábeis em lutar de forma produtiva. Eles sabem que o conflitos valem a pena e sabem quando devem parar de lutar, a fim de juntar forças e fazer algo.
A Intel é talvez a empresa mais conhecida por cultivar essa habilidade em seus funcionários. Lá, os trabalhadores são realmente treinados em confrontos construtivos.
Tenho ensinado na Universidade de Stanford por 30 anos… e uma das coisas que eu acho que nós falhamos mesmo com nossa educação de elite – e estamos falhando em Stanford, embora nós estejamos tentando – é ensinar as pessoas a lutar de forma construtiva. E para mim isso é realmente uma coisa importante.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why Success Requires Pessimistic Optimism”, da Inc.