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Analytics e Big Data

O que acontece antes do clique

O que acontece antes do clique

O Webmaster Tools, do Google, torna o Analytics mais útil para a estratégia de conteúdo


O Webmaster Tools, do Google, torna o Analytics mais útil para a estratégia de conteúdo

A maioria dos profissionais de marketing digital têm usado o Analytics para monitorar o desempenho de seus sites e blogs de negócios.

No entanto, os complementos do Google Webmaster Tools fica muitas vezes esquecido. É muito simples de se configurar, e uma vez que você faz isso, você terá acesso a um conjunto útil de dados pré-cliques sobre a forma como o seu conteúdo se desempenha na busca orgânica.

O Webmaster Tools se integra com o Google Analytics para que você não precise criar um novo painel de monitoramento. Uma vez que você conectou as contas, os novos dados irão aparecem em fontes de tráfego.

Configurando o Webmaster Tools

A primeira coisa a fazer é se inscrever no Webmaster Tools. Certifique-se de usar a mesma conta do Google que você acessa o Analytics. Isso vai ser útil para conectar as contas mais tarde.

Crie sua conta no Google Webmaster Tools.

Crie sua conta no Google Webmaster Tools.

Uma vez que você está conectado, clique no botão vermelho “adicionar site” para verificar se é você mesmo que controla o seu site. Digite a URL do seu site e o Google irá criar um código de verificação pra você.

Agora, você precisa baixar o arquivo HTML de verificação. Em seguida, você ou um desenvolvedor precisará fazer o upload do arquivo no diretório raiz em seu servidor de hospedagem.

Uma vez que você fez isso, o Webmaster Tools irá verificar o seu site e, uma vez verificado, você pode conectar o serviço à sua conta do Analytics.

Agora, faça o login em sua conta, clique em fontes de tráfego e em seguida, Search Engine Optimization > Consultas. Você vai receber uma mensagem de que precisa habilitar o Google Webmaster Tools.

Clique em “configurar dados das ferramentas do Google Webmaster Tools” e você verá a sua nova conta do Google Webmaster Tools como opção de conexão.

Como existem muitos dados a serem ligados, a conexão pode demorar entre 1 dia ou 2 para os novos dados aparecerem. Quando isso acontecer você pode ver o desempenho de seu conteúdo antes de um visitante clicar em um link no seu site.

Para funcionar, você precisa instalar o código de verificação do Google Webmaster Tools em seu site.

Para funcionar, você precisa instalar o código de verificação do Google Webmaster Tools em seu site.

Melhores decisões de conteúdo

Você pode rapidamente olhar para o desempenho do seu site em termos de impressões, cliques, posição média e taxa de cliques.

O relatório de consultas irá lhe mostrar que as palavras-chave ou tópicos estão gerando mais visibilidade e cliques. Você pode filtrar esses relatórios em tempo real usando a barra de pesquisa ou a ferramenta de filtro avançado, que está logo acima da lista de palavras-chaves principais, ou conteúdo.

A filtragem vai deixar você se aprofundar e ver sua classificação média, que é chamada de relatório. Cavando mais um pouco conseguimos encontrar tópicos e palavras-chave de interesse nas pesquisas.

Você pode criar uma lista de oportunidades de palavras-chave e temas, e usar essa lista para informar o seu calendário editorial. Além disso, você pode investigar o conteúdo que está recebendo altas impressões, mas cliques e CTR baixos.

Use os relatórios para filtrar os resultados de palavras-chave e conteúdo.

Use os relatórios para filtrar os resultados de palavras-chave e conteúdo.

Se a sua posição média para a página ou post é além da décima colocação, você não está aparecendo para grande parte das pesquisas das pessoas.

Essas páginas podem ser boas candidatas para se aprimorar. Pequenos ajustes no título, URL ou descrição podem entregar mais visitantes para o seu site.

Como alternativa, crie um conteúdo sobre o assunto, e crie um link entre as mensagens, melhorando a autoridade geral para o seu site sobre o assunto.

Uma vez que podemos olhar o que está acontecendo com nosso conteúdo quando as pessoas estão visualizando, podemos fazer os ajustes necessários para ter certeza que estamos oferecendo a eles o que eles querem.

Até certo pontos os marqueteiros sempre adivinham o conteúdo que o público quer. Mas se os dados do Google Webmaster Tools podem fornecer boas pistas, porque não transformá-los em um palpite educado?

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Este artigo foi adaptado do original, “What Happens Before The Click”, do Social Media Explorer.

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