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MVP Startup
Criatividade

Como criar e avaliar o MVP da sua startup

Ele pode salvar o seu negócio antes de começar e ainda dar novos insights de mercado


A inovação é, sem dúvidas, a veia propulsora de toda startup. No entanto, apenas uma ideia na cabeça muitas vezes não é o suficiente para fazer um projeto empreendedor dar certo. Há diversos pontos a se analisar como o perfil do público, qual o melhor produto, como será oferecido, o preço ideal, entre outros fatores que podem definir o sucesso de uma startup ou se ela irá naufragar nos primeiros anos.

Para responder a questões como estas e evitar perder grandes investimentos, é recomendado montar um MVP (Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Mínimo Viável), que funciona como um protótipo da ideia final. É um conjunto de testes primários que tem como objetivo provar as hipóteses base do produto.

Ao desenvolver um MVP, é importante que o empreendedor tenha em mente que está realizando um experimento e, como tal, a ideia é executá-lo com o menor custo possível. Ele deve ser dinâmico e rápido para mensurar resultados.

Uma experiência recente que tivemos de MVP foi com o lançamento do programa de pontos Cuponomia+. A ideia era que os usuários acumulassem pontos cada vez que utilizassem cupons de desconto e esses pontos fossem trocados por prêmios, como recargas de celular, ingressos para o cinema e créditos em lojas. Programamos toda a estrutura, fechamos algumas parcerias, mas, antes do lançamento para os usuários do site, abrimos o programa apenas para a equipe, alguns amigos e familiares, com a intenção de testar como seria a interação dos participantes e a operação do sistema. Depois da avaliação dos resultados, fizemos o lançamento oficial para atender a uma demanda maior.

O MVP não precisa, obrigatoriamente, ser o produto final. Pode ser uma parte independente a ser somada com o todo. Imaginemos agora que, no lugar de um programa, a ideia final seja montar uma padaria de pães artesanais. Com poucos recursos, talvez não seja possível testar todas as variáveis que envolvem uma padaria de uma só vez (local, divulgação, mercado, estrutura). Neste caso, o MVP poderia ser, inicialmente, apenas o pão.

Partindo deste modelo, todo empreendedor consegue criar e avaliar o MVP seguindo três etapas básicas:

1 – Escolha da hipótese

O primeiro passo é definir quais as respostas se quer obter para o seu produto, tendo em mente que quanto menos variáveis testar por vez, maior controle sobre a análise de resultados. No caso do pão, alguns exemplos de hipóteses a serem validadas poderiam ser: se é gostoso, se as pessoas comprariam, qual o perfil de mercado.

2 –  Criação e execução 

Depois de escolher a hipótese para validar se o produto irá dar certo ou não, é hora de colocar a mão na massa e executar o MVP. “Asse o seu pão” e ofereça para as pessoas.  É importante excluir pessoas próximas, amigos ou parentes, pois qualquer tendência pode interferir nos resultados.

3 – Avaliação

Na hora de avaliar os resultados do MVP, é comum se deparar com múltiplos caminhos a seguir. Se as hipóteses foram validadas, as pessoas realmente gostaram do seu pão ou já tem o público bem definido, você pode:

  1. voltar a primeira etapa e partir para uma nova hipótese para continuar avaliando mais a fundo seu produto;
  2. iniciar o serviço ou produto final com base nos indicadores obtidos com o MVP;
  3. pivotar, ou seja, mudar o plano do seu produto de acordo com insights que possa ter descoberto enquanto rodava seu MVP.

Suponhamos que os resultados indicam que as pessoas gostam do pão, mas não estão dispostas a ir até o local escolhido para comprar, uma boa estratégia seria pivotar para uma padaria delivery ou uma padaria online que atenda a região.

E se não der certo?

Se a análise de resultados do seu MVP não for positiva ou for inconclusiva, não significa, necessariamente, o fim do negócio, as pessoas não gostaram do seu pão, ok? Mas será que foi oferecido para as pessoas certas? Se ele for vendido de outra forma, será que vão gostar? Muitas vezes, é preciso recomeçar os testes ou simplificar o MVP para avaliar as hipóteses separadamente e identificar o ponto a ser alterado.

Lembre-se que o mais importante de todo o processo de avaliação de um MVP é o aprendizado. Em todo tempo precisamos pensar no que estamos aprendendo com cada feedback e é fundamental estar aberto para novas possibilidades de negócio. O empreendedor precisa ter o feeling de resposta do mercado e, se for o caso, pivotar a tempo.

Autor
Ivan Zeredo é Diretor de Marketing do Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto dos principais players de comércio eletrônico do país, e que recentemente iniciou operações no México, Chile e Colômbia.

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