X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing de Conteúdo

Crie o melhor conteúdo possível

Crie o melhor conteúdo possível

A missão da sua empresa é produzir o melhor conteúdo possível. Aqui está o jeito de fazer isso


A missão da sua empresa é produzir o melhor conteúdo possível. Aqui está o jeito de fazer isso

A sua empresa tem o que é preciso para criar um conteúdo grandioso?

A sua empresa tem o que é preciso para criar um conteúdo grandioso?

Se você conhece Gary Vaynerchuck, já deve ter ouvido ele falar como toda empresa precisa estar preparada para ser uma editora.

Se isso é novo para você, pode ler um pouco sobre as ideias de Gary por toda a internet, ou até mesmo pegar algumas ideias em seus livros Vai Fundo e Gratidão.

Mas, quando dizemos que toda empresa precisa ser uma mídia, surgem algumas perguntas: “como eu faço um bom conteúdo?”.

O que a sua empresa precisa fazer é colocar para fora os conteúdos relacionados à sua marca que seus consumidores possam desfrutar e interagir.

Mas, se você ainda está um pouco perdido, vamos dar alguns conselhos sobre onde, como e por que começar.

Para começar, a grande questão aqui não é como fazer um bom conteúdo. É como você interage com a sua equipe e como o seu briefing orienta ela para produzir o conteúdo.

Essa é uma pergunta difícil. Você está tentando espalhar a sua mensagem e suas ideias para toda a organização. Como você faz isso?

Como você faz isso? Nós preparamos e educamos as pessoas para que elas entendem o que fazemos, o que oferecemos e qual a cultura da nossa empresa.

Você pode escrever e-mails de aprendizado para a sua equipe, mas você terá problemas.

Será que as pessoas participam? Será que estão interpretando as coisas de forma diferente? Será que todo mundo sai das sessões com diferentes níveis de compreensão?

Transmitir o seu conhecimento, a essência, a filosofia e a cultura da sua empresa para seus funcionários não é como osmose. Infelizmente não podemos passar as coisas dessa maneira.

Qual é o exemplo de Gary?

Sua equipe só vai conseguir produzir um bom conteúdo se estiver enraizada em seus princípios e cultura.

Sua equipe só vai conseguir produzir um bom conteúdo se estiver enraizada em seus princípios e cultura.

Como transmitir a essência da sua empresa para quem vai produzir seu conteúdo?

O que realmente tem funcionado na Vayner Media é que a equipe começa a pensar sobre esses desafios já durante a contratação. A empresa precisa de pessoas inteligentes e que trabalham duro.

E isso começa na contratação. Você precisa contratar pessoas que estão prontos para entrar em uma empresa e perceber no dia-a-dia o que ela tem de bom.

As pessoas precisam aprender a estarem próximas, umas das outras, aprenderem juntas, perguntarem para quem está todos os dias se relacionando com clientes para que possam saber falar aquilo que os clientes querem ouvir.

Agora voltemos à questão do conteúdo.

Produzindo o melhor conteúdo possível

Para fazer um bom conteúdo você precisa ter em mente que tudo é uma questão de respeito.

O que isso significa? Basicamente 2 coisas.

Em primeiro lugar, você tem que respeitar suas plataformas. Respeite a psicologia do que as pessoas estão fazendo quando estão na plataforma.

Vamos pegar uma mulher de 40 anos de idade como exemplo. Ela tem uma mentalidade diferente quando está no Facebook e quando está na Pinterest.

E é assim que você precisa criar histórias para as pessoas, porque quando ela está na Pinterest, ela tem intenção de comprar, e quando ela está no Facebook, ela está interagindo com o seu mundo.

Então, concentre seu trabalho de produção de conteúdo em torno da psicologia da própria plataforma.

Em segundo lugar, respeite o seu público. Você tem que colocar para fora o conteúdo que ele vai gostar. Isso é mais importante do que o conteúdo que você vai gostar.

Gary adora vender vinhos.

Mas ele sempre coloca os produtos de maneira que eles se tornem interessantes para quem está comprando: “5 garrafas de vinho abaixo de 10 dólares que vai ajudar você a passar o dia quando você tem crianças de 8 anos de idade para cuidar”.

Quando você faz isso, entra em um jogo que lhe dá uma chance muito melhor de vencer e conversar de verdade com o seu leitor.

Isso é o que importa.

Respeite as plataformas. Respeite o seu público. E, finalmente, tenha uma agenda com base nesses 2 detalhes.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Gary Vaynerchuck On Creating the Best Content Possible”, da Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo