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Redes Sociais

Como adquirir clientes usando as mídias sociais

Como adquirir clientes usando as mídias sociais

Você quer encontrar uma conexão entre as mídias sociais e novos clientes? Aqui está como fazer isso


Você quer encontrar uma conexão entre as mídias sociais e novos clientes? Aqui está como fazer isso

As mídias sociais se tornaram o método preferido e mais conveniente para atrair novos clientes para as empresas através de uma ampla variedade de mercados verticais.

As pesquisas indicam que ¾ das pessoas estão usando pelo menos 1 das maiores mídias sociais do mercado (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest).

Sem mencionar os coletivos sociais como o Reddit e plataformas como StambleUpon que são quentes para conteúdo cauda longa.

Para manter esses fatos em mente, é importante para os profissionais de marketing terem métodos sistemáticos de aquisição de novos clientes através de canais digitais.

Isso envolve estratégias passo-a-passo para todas as campanhas, começando com a pesquisa, monitoramento e promoções. Aqui está um pouco disso.

Primeiro passo: faça pesquisas demográficas e trace perfis de audiência

Cada produto ou serviço tem um mercado-alvo, e os profissionais mais eficientes estão com as descrições de seu público, para melhorar os resultados de seus esforços sociais.

A chave é entender os dados demográficos de cada plataforma de mídias sociais e preparar todo o marketing em direção a esses dados.

Demografia básica para as 5 mídias sociais

  • Facebook: mais mulheres do que homens tendem a usar o Facebook, e embora os usuários mais velhos não seja incomuns, o Facebook continua sendo um lugar dominado por jovens.
  • LinkedIn: este é um site em que você não vai encontrar muitos jovens, mas você vai encontrar muitos adultos de negócios. Alguns usam-na como a sua rede social primária, por isso é ideal para a aquisição de clientes B2B.
  • Twitter: curiosamente, o Twitter foi se inclinando de maneira mais forte para usuários do sexo masculino.
  • Pinterest: as mulheres dominam a Pinterest, especialmente aquelas em categorias relacionadas à beleza.
  • Instagram: este é mais um site baseado em imagens, e perfeito para os jovens. Na verdade, esse parece ser o lugar onde os adolescentes vão para compartilhar, mais do que outras mídias sociais.

Naturalmente, essas são apenas um pequeno diagnóstico dos usuários das mídias sociais.

Mas, uma pesquisa completa deve ser feita para aprofundar o público-alvo de uma campanha de marketing.

Para fazer isso, os profissionais de marketing devem criar perfis de audiência em profundidades, sempre o mais específico possível.

Por exemplo, uma equipe de marketing pode decidir como alvo “as mulheres entre 20 e 30 anos”, mas sem outras informações, como renda, educação, relações familiares e ou interesses de carreira, será impossível determinar qual plataforma de mídia social são as melhores.

Aqui estão algumas ferramentas e dicas para ajudar você públicos de investigação em seu perfil nas redes sociais:

  • Comece em seu painel do Google Analytics (ou software de análise de preferencia), e agrupe seus usuários por idade, sexo, região, localizaçãoo, dispositivo e perfis psicográficos.
  • Use formulários do Google ou Survey Monkey para coletar dados segmentados que não estão disponíveis no Google Analytics.
  • Preste atenção nos novos relatórios da PEW Internet.
  • Para avaliar tópicos e tendências em seu setor definitivamente considerar o BuzzSumo e prestando atenção a quais mídias sociais são mais sensíveis a esse tópico.
  • O Google Trends também ajuda a identificar temas que são tendências ou que estão prestes a estourar.
O BuzzSumo pode ser uma grande ajuda para saber o conteúdo mais popular.

O BuzzSumo pode ser uma grande ajuda para saber o conteúdo mais popular.

Segundo passo: avalie e acompanhe as métricas

Depois de lançar a campanha de mídias sociais, os profissionais devem constantemente avaliar e acompanhar as análises relacionadas com suas campanhas.

Nesse monitoramento é necessário entender como as mensagens de mídias sociais, imagens, links, etc., estão entregando resultado.

Cada mídia social tem suas próprias análises que podem ser rastreadas, por isso é essencial saber o que procurar quando as análises se tornam disponíveis.

Métricas-chave para as 5 mídias sociais

  • Facebook: relacionadas com métricas de fanpage (por exemplo, o alcance dos fãs, impressões de fãs), curtidas, hashtags, comentários, ações, curtidas em fotos, comentários em fotos, reprodução de vídeos, links e feedback
  • LinkedIn: Conexões, curtidas, links de rastreamento, ligações, engajamento e etc.
  • Twitter: número de hashtags, retweets, favoritos, seguidores, respostas e menções.
  • Pinterest: curtidas, repins, cliques por pin, e seguidores.
  • Instagram: hashtags, seguidores, curtidas e comentários.

Como a mídia social continua crescendo, cada site, sem dúvida, muda em termos de como os profissionais podem usar os dados para fazer benchmark.

Assim, é importante se manter na vanguarda dessas mudanças sendo ativo nas mídias sociais.

Aqui estão algumas ferramentas e dicas para ajudar você a avaliar e acompanhar suas campanhas:

  • A rota mais prática é configurar o acompanhamento personalizado de URL do Googe Analytics juntamente com conversões personalizadas e um painel personalizado para visualizar o sucesso das metas.
  • O Bit.ly é uma das ferramentas de monitoramento de URL mais populares.
  • O Facebook, Twitter e o Reddit já têm Analytics para campanhas de publicidade, tornando-os pit-stops ideais para avaliar suas campanhas.

Terceiro passo: experiências com promoções populares

Não há necessidade de reinventar a roda quando se tratam de técnicas promocionais que provaram ser excelentes portas de entrada para angariar novos clientes.

Enquanto não há problema em ser criativo de vez em quando, há certas técnicas que têm sido mostradas para funcionar para cada um das 5 mídias sociais que falamos.

Antes de mergulhar nas táticas a seguir, vamos dar uma rápida olhada em uma estratégia que vem crescendo ao longo dos últimos anos: webinars. Estes são essencialmente vídeos apenas educacionais.

A seguir, vamos ver 2 exemplos: um que usa uma porta de entrada e um que não tem uma porta de entrada.

Os vídeos nos dão a vantagem de segmentação de palavras-chave de cauda curta com quantidades monstruosas de tráfego.

Sempre ouvimos que deveríamos seguir a cauda longa, mas essa é uma daquelas situações em que podemos desviar do caminho mais percorrido.

Um ótimo exemplo dessa estratégia podemos ver na biblioteca de webinar FrontStream, que oferece uma grande quantidade de vídeos que ajudam a responder a temas quentes em nosso mercado.

Exemplo de biblioteca de webinar sem gateway.

Exemplo de biblioteca de webinar sem gateway.

Essa biblioteca tem um exemplo interessante, porque eles não restringem seus webinars – qualquer um pode vê-los. Por outro lado, o HubSpot coloca a maior parte de seu conteúdo por trás de gateways.

Exemplo de página com gateway de caputura de webinar.

Exemplo de página com gateway de caputura de webinar.

Nessa caso, não podemos acessá-los, a menos que preenchemos um formulário. Ambos os cenários podem aumentar nossa aquisição de clientes, mas um gateway garante a coleta de informações dos usuários.

Algumas táticas promocionais populares que podem ser utilizadas as mídias sociais incluem:

  • Apresentações e enquetes interativas: essas podem ser rastreadas para aumentar a eficácia de maneira relativamente fácil e proporcionar uma conexão imediata.
  • Faça perguntas para seguidores: muitas vezes, as pessoas respondem a perguntas, se as questões são bobas ou importantes.
Fazer perguntas para seus seguidores é uma ótima maneira de engajamento.

Fazer perguntas para seus seguidores é uma ótima maneira de engajamento.

  • Concurso: os concursos podem viralizar, ou pelo menos, convidar novos clientes. Uma ressalva: é fundamental ter uma maneira de converter os usuários que só querem ganhar, mas não comprariam o seu produto de outra maneira.
  • Descontos, promoções e incentivos: a Amazon é uma marca em que os call to action dos posts sempre são poderosos.
Ofereça links e descontos para seus seguidores.

Ofereça links e descontos para seus seguidores.

  • Linkar para posts de amigos e/ou convidados: o compartilhamento de informações é o que as mídias sociais podem ajudar na construção de relacionamento e confiança.
  • Pedir para entrar em novos produtos ou serviços: embora isso pode ser complicado, se feito corretamente, pode resultar em boas ideias.
  • Publicação de fotos divertidas, vídeos e etc.: usuários de mídias sociais gostam de entretenimento.
  • Publicação de citações de inspiração, imagens e vídeos: mais uma vez, está uma maneira de se conectar emocionalmente com as mídias sociais de uma forma muito pessoal.
  • Crie superfans com Modcloth.
Use o ModSloth para criar superfans.

Use o ModSloth para criar superfans.

  • Pague por anúncios direcionados: não há nenhuma razão para ignorar a eficácia dos links patrocinados dos anúncios nas mídias sociais. Faça testes A/B para compreender melhor como os anúncios estão funcionando.
  • Use hashtags: mesmo que uma empresa não tenha uma hashtag, ela pode postar hashtags
Inclua hashtags em seus posts.

Inclua hashtags em seus posts.

Essas táticas trabalham coletivamente para ajudar você a adquirir novos clientes a partir das mídias sociais.

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Este artigo foi adaptado do original, “How to Acquire New Customers with Social Media”, do BuzzSumo.

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