Existem muitos mitos sobre a utilidade e existência do Google+. Nós derrubamos os principais aqui
Você está entre as pessoas que acham que não deveriam se preocupar com mais 1 rede social quando o assunto é o Google+?
Você pode ter ouvido dizer que ele é uma cidade fantasma, ou que é um lugar apenas para techies. As pessoas que escrevem essas afirmações estão simplesmente erradas a seu respeito.
A verdade é que você não vai mais poder ignorar o Google+ por muito tempo. Mas, antes de mergulhar no Google+, vamos derrubar alguns de seus mitos.
Mito #1: o Google+ é uma cidade fantasma
Fato: O Google+ tem 300 milhões de usuários mensais
Vic Gundotra, chefe de mídias sociais do Google, informou em outubro de 2013 que o Google+ experimentou um aumento de 58% em usuários entre maio e outubro do ano passado.
A plataforma tem 540 milhões de membros, dos quais 300 milhões são usuários ativos mensais. Apesar de você ter lido isso em algum lugar, o Google+ não é uma cidade fantasma.
Mito #2: o Google+ é apenas mais 1 rede social
Fato: o Google+ tem uma forte pegada social, mas é a maior mudança nas comunicações desde os sites interativos
A interação social é apenas uma parte do Google+, mas também é integrado com o Gmail, YouTube, Analytics, Google Imagens, Google Maps, Google Earth, Google Finance, Google Drive, Google Wallet – e talvez o mais importante: o buscador do Google.
Em outras palavras, o Google+ agora é um portal para todo o ecossistema do Google.
O algoritmo de buscas do Google favorece o conteúdo do Google+. O buscador procura por relevância, engajamento e resposta. O conteúdo original alcança maior ranking de busca quando as pessoas se envolvem com o conteúdo, partilhando ou comentando.
Isso significa que um post do Google+ que recebe compartilhamento e ações sociais passarão a ter mais peso e uma melhor posição nos resultados de buscas.
O novo algoritmo do Google também pesa a frequência de postagem e seu o seu conteúdo é original.
Ao contrário do Facebook, que bloqueia o acesso do Google ao seus dados, e que esconde os dados do Google e do Twitter, todos os dados do Google+ são imediatamente acessíveis ao buscador.
Mito #3: o Google+ é uma comunidade de nicho apenas para técnicos
Fato: o Google+ hospeda comunidades sobre temas de negócios que vão desde a gestão de tecnologia, passando por negócios internacionais e outros nichos
Estas comunidades proporcionam fácil acesso para se conectar com influenciadores e especialistas que são importantes para o seu negócio.
O Google+ permite que as comunidades públicas e privadas usem seus recursos para se conectarem com os pares de seu mercado, clientes e potenciais clientes, fornecedores e parceiros.
Uma característica fundamental: nas comunidade do Google+ a sua empresa pode usar publicamente, ou apenas para convidados, os hangouts, sem dúvida a melhor plataforma de vídeo para ensino, demonstrações, apresentações e muito mais.
Mito #4: o Google+ é muito difícil de usar
Fato: existe uma curva de aprendizado no Google+
Mas, isso é porque ele tem muitos recursos realmente úteis – que são gratuitos. Infelizmente, o próprio Google tem contribuído para este mito, porque a empresa não fez um bom trabalho ao explicar a plataforma.
Muitas das ferramentas que o Google+ fornece são exclusivas para a plataforma e elas são totalmente integradas com outros produtos do Google, incluindo o Google Apps.
Entre as ferramentas do Google+, temos:
- Hangouts on Air: uma plataforma para vídeo conferência, eventos ao vivo, transmissões e colaborações em tempo real. Os hangouts são indiscutivelmente a melhor plataforma de conferência, e está totalmente integrada ao YouTube.
- Círculos compartilhados: você pode compartilhar um círculo de contatos que você criou, fazendo networking de maneira simples e rápida.
- Eventos ao vivo: uma solução de partilha que torna a interação fácil antes, durante e após o evento, que podem ser públicos ou privados.
- Pesquisa interna: é fácil encontrar conteúdo dentro do Google+. Afinal de contas ele é parte da pesquisa do Google.
- Google Authorship: nos seus resultados de pesquisa você já deve ter visto posts com pequenas fotos do perfil ao lado deles. Esse é um recurso do Google+, e podem aumentar a taxa de cliques em seus resultados em 150%.
Mito #5: comunidades do Google+ são diferentes de grupos da LinkedIn e Facebook
Fato: as comunidades do Google+ têm características únicas
Com as suas últimas atualizações, apenas 2,5% de seus seguidores no Facebook estão propensos a ver as suas mensagens entre os vídeos de gatos, fotos de bebê e memes que cada vez mais obstruem o fluxo de conteúdo.
Agora, o Facebook quer que paguemos para que nossos posts sejam promovidos e as pessoas vejam.
Ao contrário dos grupos da LinkedIn, em que apenas usuários podem participar, o Google+ permite que as empresas criem e participem de comunidades e participem de discussões.
Por que usar o Google+?
Se você não usar o Google+, você vai perder posições nos resultados de busca em relação aos sites que usam o Google+.
Este fato foi confirmado pelo co-fundador do Google, Larry Page, que disse que, se ignorarmos o Google+, a busca do Google irá nos ignorar. Nenhuma empresa pode deixar que isso aconteça.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Pervasive Myths About Google+”, do Socialmedia Today.