A baixa velocidade de carregamento de uma página não é ruim apenas para que acessa, mas também para a otimização do mesmo nos mecanismos de busca como o Google. Isso significa que um site lento tende a aparecer em posições menos privilegiadas nos resultados de pesquisa, e por sua vez, acaba se traduzindo em menos acessos e menor conversão de visitantes em consumidores.
O primeira passo na otimização do carregamento de um site é a verificação da velocidade atual. O Google oferece uma ferramenta gratuita que verifica o tempo de carregamento da página e ainda oferece recomendações de como aperfeiçoar o site para uma visualização mais veloz, organizando as sugestões de melhorias em ordem de importância.
Escolha um Plano de Hospedagem Mais Veloz
Esta é uma das formas mais simples de se melhorar a velocidade de carregamento de um site.
Muitas vezes, especialmente quando um site está começando, é comum que se escolha um plano de hospedagem levando em conta somente o preço. No entanto, conforme a base de usuários cresce, o plano escolhido inicialmente acaba por se revelar incapaz de suprir a demanda de recursos.
É importante avaliar os vários planos de hospedagem oferecidos, como os que contam com servidores dedicados e maior tráfego de dados mensais. A 1&1, por exemplo, oferece planos que se enquadram nas mais variadas demandas de acesso.
Melhore o Desempenho do Carregamento de Imagens
O tamanho das imagens em uma página costuma fazer uma grande diferença na velocidade de carregamento. Via de regra, quanto maior as imagens, mais lento o website.
Existem maneiras simples de contornar este problema, como a redução manual do tamanho dos arquivos de imagens através de programas próprias para este fim. Reduzir a resolução de uma imagem implica necessariamente em uma perda de qualidade, portante, é importante chegar ao aspecto tamanho x qualidade mais vantajosos.
Existem diversos plugins gratuitos que realizam a compressão automática da imagem, como o Smushit, disponível para WordPress.
Otimize o Código do Website
É comum que websites possuam porções de código redundantes ou mesmo completamente desnecessárias. O Pingdom é uma ferramenta muito útil que ajuda a determinar quais são os scripts ociosos e que mais demandam recursos no carregamento de uma página.
Outra forma de otimizar o carregamento do website é através da remoção de espaços em branco e comentários do código-fonte. Existem ferramentas gratuitas para isto, como o BWP Minify e W3 Total Cache.
Estas são algumas medidas de adoção simples, mas que podem impactar de uma forma muito positiva o desempenho do seu site, tornando o acesso mais confortável e sem complicações aos seus visitantes.