X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Storytelling

A arte de contar a história da sua marca: 4 maneiras de fazer isso do jeito certo

Aartedecontarahistóriadasuamarca:maneirasdefazerissodojeitocerto

Aprenda a usar ideias de storytelling para promover sua marca de um jeito único


Aprenda a usar ideias de storytelling para promover sua marca de um jeito único

Qual a melhor maneira de contar a história do seu negócio?

Qual a melhor maneira de contar a história do seu negócio?

As histórias que se aplicam aos negócios não são sobre contos de fadas. Pelo contrário, é sobre como seus produtos ou serviços existem no mundo.

É quem você é e o que você faz para os outros – como você adiciona valor à vida das pessoas, alivia os seus problemas, satisfaz suas necessidades. A história convincente de uma marca dá ao seu público uma maneira de se conectar, uma pessoa com a outra, e para o seu negócio como o que é: uma entidade viva executada por pessoas reais que oferecem valores reais.

Dessa forma, o seu conteúdo não deve “contar histórias” em tudo – simplesmente deve dizer as verdadeiras, e contá-la bem.

E como você descobre histórias de sua organização e as conta de uma forma que se relaciona com o seu cliente?

Vamos começar com algumas características de uma história convincente:

#1. É uma história Verdadeira

Faça a verdade ser a base de tudo que você cria. O seu conteúdo de marketing deve caracterizar pessoas reais, situações reais, emoções e fatos genuínos.

Sempre que possível, deve mostrar e não dizer. Ela deve explicar – e em termos que as pessoas possam se relacionar – e como sua empresa agrega valor à vida de seus clientes.

#2. É uma história humana

Mesmo que a sua empresa venda para outras empresas, se concentre em como seus produtos ou serviços tocam as vidas de pessoas reais. À propósito, ao escrever sobre as pessoas, siga esta regra: seja específico o suficiente para ser incrível e universal o suficiente para ser relevante.

#3. É uma história original

Sua história deve oferecer uma nova perspectiva: o que é interessante sobre a sua empresa? Por que ela é importante?

#4. A história funciona para o cliente?

Já li muitas histórias de marcas que foram mal produzidas e saíram com um sentido corporativo centrado e indulgente. De acordo com o professor Don Murray: “o leitor não vira a página com sede de aplaudir”.

No contexto do marketing de hoje, isso se aplica a qualquer conteúdo que você produz: vídeo, áudio, apresentações de slides, textos, e-books e etc.

Portanto, prepare-se com essas bases e pergunte a si mesmo esse questionário:

  • O seu negócio é único em que?
  • O que você tem de interessante para contar sobre a sua fundação?
  • Qual o problema que a sua empresa está tentando resolver?
  • O que inspirou o negócio?
  • Que momentos “aha!” você já teve?
  • De que maneira o seu negócio evoluiu?
  • O que, no seu negócio que você considera normal e comum que as outras pessoas acham que é legal?

Aqui estão duas empresas que contaram recentemente suas verdadeiras e humanas histórias centradas no cliente, de uma forma original.

A sua história funciona para as pessoas que se envolvem com a sua marca?

A sua história funciona para as pessoas que se envolvem com a sua marca?

O HubSpot

Em janeiro, a empresa de tecnologia HubSpot produziu seu “2013 Year in Review“. Criado com uma ferramenta chamada Uberflip. As sessões da revista incluem informações financeiras, as histórias sobre os esforços de caridade e os eventos pós-atendimentos.

Os dados são apresentados de uma forma atraente, de maneira gráfica e o material é muito didático e divertido.

Por que funciona?

O HubSpot poderia ter produzido um e-book ou PowerPoint em plataforma estática. Mas usando analogia – pegando emprestada uma página (por assim dizer) de revistas de consumo -, a empresa inova.

Ideia para você roubar

O que é padrão em outro mercado pode ser novo para o seu. Olhe para outras partes de sua vida em busca de inspiração e tenha uma abordagem exclusiva para o seu mercado.

As ideias da Warby Parker

A cada ano, a Warby Parker remaneja o relatório anual que é tradicionalmente chato em algo novo, e fazem isso contando uma grande história.

O relatório de 2013 foi o terceiro feito com esse esforço. Produzido em casa, ele tomou a forma de um calendário online que reconhece os fatos significativos que acontecem durante cada período de 24 horas.

A Warby Parker mostra não só os sucessos (como o seu novo comercial), mas os enganos (erros de envio) e também fatos peculiares (naquele dia três funcionários coincidentemente usavam um “tom estranho ” de amarelo para trabalhar). Como um todo, o relatório conta uma grande história de cultura, de pessoas, dos clientes e dos valores da empresa.

Por que funciona

Relatórios geralmente ressaltam apenas as melhores partes de um negócio – as partes que mostram a empresa na sua melhor forma – e escondem as coisas ruins em letras pequenas.

A Warby Parker escolheu uma abordagem diferente: A utilização de uma forma original, expondo o seu lado mais humano, às vezes vulnerável, mas totalmente compreensível .

A propósito, se isso soa muito ambicioso: considere que após o lançamento de seu primeiro relatório anual, a Warby Parker registrou recordes de vendas, de acordo com o AdAg. Quantos relatórios anuais realmente impulsionam as vendas?

Ideia você pode roubar

O que você está fazendo que poderia repensar, com mais originalidade, e assim refletir de forma mais ampla a sua história única?

___

Este artigo foi adaptado do original: “There’s an Art to Telling Your Brand’s Story: 4 Ways to Get It Right, da Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot