O storytelling é o grande diferencial de pequenas empresas. Entenda como usá-lo a seu favor
Parafraseando Simon Sinek, muito poucas pessoas ou empresas podem articular claramente o que fazem, e por que fazem.
De fato, ao falar sobre storytelling, a pergunta mais frequente é: que história pode ser contada?
Se bem feito, o storytelling tem um impacto de longo alcance, que oferece excelentes benefícios de construção de marca – algo imprescindível no mundo de hoje.
Quando há centenas de milhares de marcas disputando a atenção, recorrer à mesma tática de marketing não vai ajudar muito. Você precisa ser exclusivo para ser ouvido.
Esse é o lugar onde o storytelling faz a diferença. Ele dá a seu negócio a alavancagem de uma narrativa bem construída.
Por que? Porque as pessoas gostam de ouvir uma história bem contada, mais do que simples fatos.
Mas, como você vai criar uma história verdadeiramente impactante? Aqui estão algumas sugestões.
#1. Conheça a sua história
Embora você saiba qual é a sua história, saber o que a faz se destacar é outra coisa totalmente diferente. Você pode claramente indicar como formou seu negócio e o que a sua empresa faz, mas dificilmente pode chamar isso de storytelling.
O verdadeiro storytelling é sobre compreender o que faz de seu negócio algo único.
Coisas como a maneira como você lida com o risco, como superou barreiras, que lições aprendeu com outros clientes e outras ideias convincente vão ajudá-lo a criar uma história única.
Suas respostas para essas perguntas formam o que é realmente o próprio DNA de sua própria organização.
Esses são os fatores que irão moldar a imagem de sua marca na mente do seu público quando você interagir com eles.
#2. Tenha uma voz convincente
A ideia de contar histórias é baseada em quão bem você pode capturar a atenção do público, e envolve-los em um nível emocional é a melhor maneira de fazer isso.
Não divague: mantenha sua história simples e deixe o seu verdadeiro eu brilhar através de sua narrativa.
Inventar histórias nunca vai funcionar, e as audiências são inteligentes o suficiente para distinguir a diferença.
#3. Certifique-se que sua história esteja disponível em vários canais
Uma vez que você tem uma história bem construída, você precisa distribuí-la através de múltiplos canais.
Conheça os lugares onde o seu público está: mídias sociais, blogs, fóruns e etc. Despeje a sua história nesses canais e meça o interesse de seu público.
Crie ainda, vários formatos para distribuir a sua história em diferentes canais.
Por exemplo, você pode ter a mesma história contada na forma de uma apresentação para o Slideshare, ou narrado através de um vídeo no Youtube.
No entanto, esteja pronto para responder às perguntas que as pessoas possam fazer, e permaneça fiel ao coração de sua história.
#4. Evolua
Ao passo em que o negócio cresce, você deve continuar a adicionais mais capítulos em sua história.
Isso não apenas vai matar o tédio de ter que contar a mesma história de novo, mas também mantém seu público atualizado sobre as mudanças que estão acontecendo.
Contar histórias é uma ótima maneira de fazer uma conexão emocional com seu público, e isso é crucial para um relacionamento de longo prazo.
As histórias vão fazer o seu público uma parte de suas experiências, e eles podem se associar mais estreitamente com a sua marca.
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Este artigo foi adaptado do original, “How to Tell Your Small-Business Story”, da Entrepreneur.